Capa

ULSP

O impacto positivo do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió

Prova movimenta a economia local atraindo atletas e turistas, além de criar empregos temporários

22.08.2023  |  722 visualizações

 

São Paulo (SP) – No próximo domingo, dia 27, será realizado o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió, na bela Praia da Pajuçara. Reunindo feras do circuito internacional de 18 países, a prova coloca o Brasil e o Nordeste no seleto roteiro de países que recebem provas do calendário IRONMAN 70.3 e servem de classificatórias para o Mundial IRONMAN 70.3, que no ano que vem ocorrerá nos dias 14 e 15 de dezembro na cidade de Taupo, na Nova Zelândia. Mas o sucesso do evento acaba sendo refletido também na movimentação financeira na capital alagoana durante a semana de disputa. 

O exemplo disso ficou claro em 2022, quando foram gerados mais de 10 milhões de reais de impacto na economia local. Foram cerca de cinco mil turistas na cidade em razão do evento, entre competidores, acompanhantes e comissão organizadora. Sem contar o número de empregos temporários, já que envolve mais de 1200 pessoas no staff, equipe médica, limpeza etc. São números que confirmam a importância do investimento no turismo esportivo.

Por falar em números, um evento deste porte envolve números também de grandes proporções. Na parte médica, por exemplo, serão 4 ambulâncias com UTI móvel e seis “motolâncias” espalhadas pelos percursos. Entre equipe médica e fisioterapeutas, o evento envolve 150 profissionais. Para a orientação do trânsito, buscando causar o menor impacto aos moradores de Maceió, serão acionados 200 agentes.

A hidratação será garantida por 5.600 copos de água de 20 ml, totalizando 1.120.000 litros, além de 6 mil unidades de garrafas de água no ciclismo, e 4200 unidades de garrafas de isotônico DUX. Completam a lista quatro toneladas de gelo, 140 litros de refrigerante e 8.200 unidades de paçoca.

Para demarcar os percursos, serão disponibilizados 3.200 cones, 1.200 metros de grades e 1.200 metros de lonas, garantindo a segurança dos competidores e também do público que for acompanhar a prova.

A programação do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió começará no dia 24, com a abertura do IRONMAN Village e início da entrega de kits na Praia da Pajuçara. A prova ainda classificará 30 atletas para o Mundial de IRONMAN 70.3, programado para os dias 14 e 15 de dezembro na cidade de Taupo, na Nova Zelândia.

O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió, com Title Sponsor Itaú BBA, tem o patrocínio de Prefeitura de Maceió, Track Field, Omint, Xiaomi e Heineken e co-patrocínio de Dux, Aquasphere, Boali e Oakberry. Organização Unlimited Sports, realização ABEE.

 

Programação

 

24 de Agosto

14h – 19h – IRONMAN Village Praia da Pajuçara

14h – 18h – Entrega de Kits

25 de Agosto

9h – 19h – IRONMAN Village Praia da Pajuçara

9h – 18h – Entrega de Kits

16h – 17h – Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico* com os diretores de prova SAC (IRONMAN Village)

26 de Agosto

8h – IRONKIDS – Praia da Pajuçara

8h30 – 19h – IRONMAN Village – IRONMAN Village

9h – 12h – Entrega de Kits

11h – 12h – Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico* com os diretores de prova – SAC (IRONMAN Village)

14h30 – 19h30 – Bike Check in (de acordo com #) - Transição (Praia Pajuçara)

27 de Agosto

7h – 17h30 – IRONMAN Village – Praia da Pajuçara

4h30 – 6h – Acesso dos Atletas à Área de Transição – Transição (Praia da Pajuçara)

5h – 6h – Acesso à Largada (entrada pela Transição) - Transição (Praia da Pajuçara)

6h – 6h35 – Largada – Rolling Start – Praia da Pajuçara

11h – Premiação Top 3 – Transição (Praia da Pajuçara)

12h – 15h – Bike Check-Out – Transição (Praia da Pajuçara)

12h – 15h – Achados e Perdidos – Transição (Praia da Pajuçara)

18h30 – Premiação – Transição (Praia da Pajuçara)

19h30 – Distribuição de Vagas IRONMAN 70.3 World Championship – Transição (Praia da Pajuçara)


** Programação sujeita à alteração até a exibição do Congresso Técnico Online.

 

Resultados 2022

 

Masculino

1. Felipe Guedes (BRA), 4h11min41

2. Roberto Fonseca (BRA), 4h12min30

3. Lucas Andrade (BRA), 4h13min34

 

Feminino

1. Patrícia Franco (BRA), 4h26min23

2. Florência Vasquez (CHI), 4h35min46

3. Mayla de Moares (BRA), 4h39min51

 

Campeões

2017 – Francisco Sartre (BRA)/Vanessa Gianinni (BRA)

2018 – Cid Cardoso Santos (BRA)/Vanessa Gianinni (BRA)

2019 – José Belarmino (BRA)/Fernanda Palma (BRA)

2022 – Felipe Guedes (BRA)/Patrícia Franco (BRA)

 

Mais informações no site oficial, www.ironmanbrasil.com.br

 

Consultoria de Comunicação da Unlimited Sports:

MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324

Fone: (11) 98266-6086 / E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br

Leia também...
09.09.2025

A etapa paulista confirma crescimento do evento infantil.

03.09.2025

Etapa reunirá vários destaques nacionais e internacionais no dia 21.

01.09.2025

Maior centro de prática da modalidade, a capital paulista segue atraindo grande número de participantes.

27.08.2025

Prazo para solicitação vai até o dia 16/09.