São Paulo (SP) – Como ocorreu nas quatro etapas realizadas – Florianópolis, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo -, a quinta e última prova do ano do Circuito IRONMAN 70.3 no Brasil em 2023 também terá a presença de triatletas de diversas partes do mundo. O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza/Latin American Championship, programado para o dia 19 de novembro, na Nova Beira-Mar, contará com cerca de mil competidores de 19 nações, que enfrentarão os percursos de 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.
O Brasil terá a maior delegação na etapa, com 956 inscritos. Em seguida vem os Estados Unidos, com 7, Argentina, com 6, e Chile, com 5. Também participarão da prova em Fortaleza representantes de Aruba, Austrália, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda, Países Baixos, Porto Rico, Portugal, Eslovênia e Uruguai.
O percurso deste ano será o mesmo do ano passado. A prova começará com a natação, em uma volta de 1,9 km na Praia de Iracema, entre os espigões da João Cordeiro e Rui Barbosa. O ciclismo terá uma volta de 90 km, sendo uma ida de 45 km e uma volta com a mesma distância na rodovia CE-085. Para finalizar, os 21,1 km de corrida serão cumpridos em três votas pela Avenida Nova Beira-Mar.
Na condição de Latino-Americano, a edição deste ano atraiu competidores amadores e profissionais. O evento garantirá seis vagas diretas para os atletas profissionais, três no masculino e três no feminino, no Mundial de IRONMAN 70.3 do ano que vem e premiação em dinheiro, enquanto para os amadores serão 75 vagas no Mundial da modalidade, marcado para o mês de dezembro de 2024 em Taupo, na Nova Zelândia.
Além disso, a etapa ainda oferecerá vagas exclusivas para as cinco primeiras amadoras de cada categoria para o 2024 VinFast IRONMAN World Championship, agendado para 22 de setembro de 2024, na Riviera Francesa.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza - Latin American Championship é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Track Field, Omint, Fit Food, Xiaomi, Heineken 0.0 e co-patrocínio Dux, Aquasphere, Boali, Avenue e Oakberry.
Programação
16 de Novembro
14h – 19h - IRONMAN Village - Av. Nova Beira-Mar
14h – 18h - Entrega de Kit
17 de Novembro
9h – 19h - IRONMAN Village – Av. Nova Beira-Mar
9h – 18h - Entrega de Kit
16h – 17h - Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico com os diretores de prova -SAC (IRONMAN Village)
18 de Novembro
8h - IRONKIDS – Av. Nova Beira-Mar
9h – 19h - IRONMAN Village - Av. Nova Beira-Mar
9h – 13h - Entrega de Kit
10h - Coletiva de Imprensa - Atletas Profissionais - IRONMAN Village
11h30 – 12h30 - Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico com os diretores de prova SAC (IRONMAN Village)
14h – 18h -Bike Check-in (de acordo com nº de peito)
14h às 15h | 901 - 5030
15h às 16h | 601 - 900
16h às 17h | 301 - 600
17h às 18h | 001 - 300
14h às 18h | Atletas Profissionais - Transição (Av. Nova Beira Mar)
19 de Novembro
7h – 17h30 - IRONMAN Village – Av. Nova Beira-Mar
4h – 5h30 - Acesso dos Atletas à Área de Transição - Transição (Av. Nova Beira-Mar)
5h30 - Largada Elite Masculina – Av. Nova Beira-Mar
5h35 - Largada Elite Feminina - Av. Nova Beira-Mar
5h45 – 6h10 - Largada Amadores - formato "Rolling Start" - Av. Nova Beira-Mar
10h30 - Premiação - Top 3 - Chegada (Av. Nova Beira-Mar)
11h30 – 14h45 - Bike Check-Out – Av. Nova Beira-Mar
11h30 – 14h45 - Achados e Perdidos - Transição (Av. Nova Beira-Mar)
17h30 - Premiação Faixa Etária – Av. Nova Beira-Mar
18h30 - Distribuição de Vagas IRONMAN 70.3 World Championship - Av. Nova Beira-Mar
*Assistir ao Congresso Técnico no canal da Unlimited Sports no YouTube é obrigatório.
Credenciamento de Imprensa: https://www.presskit.net.br/c/61iIvtcwv9pE49,
Mais informações no site www.ironmanbrasil.com.br
Consultoria de Comunicação:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fone: (11) 98266-6086 / E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br
Etapa classifica atletas profissionais e amadores para eventos na França e no Havaí.
Solicitações poderão ser feitas até o dia 27 de maio.
A mais tradicional e prestigiada prova de endurance da América Latina será no dia 1º de junho, em Jurerê Internacional (SC).
Foram quatro vagas no profissional, duas masculinas e duas femininas, e 70 entre os amadores