São Paulo (SP) – O atletismo nacional estará, mais uma vez, bem representado na 29ª Maratona Internacional de São Paulo, programada para este domingo, dia 6. A disputa contará com alguns dos melhores nomes da modalidade no Brasil na atualidade, tanto no masculino quanto no feminino, que brigarão em igualdade de condições com os estrangeiros pelo topo do pódio. A prova é oficial da cidade e foi a primeira do Brasil a ter o selo World Athletics, além do selo ouro da CBAt, e é, até agora, a mais rápida do país no gênero.A 299 Maratona Internacional de São Paulo terá transmissão ao vivo pelos canais do YouTube da Yescom, Mania de Corrida e Canal Corredores.
A programação de largadas no dia 6 começará às 5h45. As demais categorias largarão em ondas, totalizando seis, determinadas pelo tempo previsto para a conclusão da prova. Detalhes sobre cada uma delas, incluindo os horários de início das demais distâncias, poderão ser obtidos no site oficial.
As últimas vitórias do Brasil foram em 2018, com Solonei da Silva e Andréia Hessel. Desde então, nas provas de 2019, 2022, 2023 e 2024, somente corredores do exterior venceram na Elite. Para quebrar essa série, o Brasil contará com alguns de seus destaques, como Ederson Vilela Pereira, terceiro no ano passado, que possui um currículo notável, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, além de conquistas na Volta Internacional da Pampulha e o bicampeonato da Maratona de Curitiba (2023 e 2024).
A lista ainda conta com Renilson Vitorino dos Santos, que teve um desempenho notável ao conquistar o primeiro lugar na Maratona Monumental Caixa realizada em Brasília em 2024; Geilson dos Santos Conceição, que terminou em quarto na Maratona Internacional de São Paulo do ano passado; e Raphael Magalhães, terceiro na Maratona Internacional de Blumenau em 2024 e quinto na Maratona de São Paulo.
Entre as mulheres, as principais presenças são Renata Moreno dos Santos, que se destacou como a melhor brasileira no ano passado, finalizando a prova em sexto lugar com um tempo de 2h58min21s, além de ter vencido a Maratona de Londrina; Thaís Ribeiro Vieira, que foi terceira na Maratona de Jurerê em 2024; e Kleidiane Barbosa Jardim, que venceu a Corrida de Reis no ano passado e foi a segunda colocada na Volta Internacional da Pampulha em 2023.
A 29ª edição da Maratona Internacional de São Paulo em 2025, evento do calendário estratégico e a maratona oficial da cidade é uma organização da Yescom, com apresentação da Comgas, CAIXA e Governo Federal, patrocínio especial de Café 3 Corações, patrocínio máster de Olympikus, Movida, Powerade, Assaí, Drogaria São Paulo, Smart Fit e Montevérgine. O apoio é de Lindoya Verão, Dois Cunhados Hortifruti, Polpanorte, Antilhas, Copra, Espaçolaser, Cinépolis, Poise, Bendita Cânfora Bravir, Mandubim, Polar, Mantiqueira, Monster. A rádio oficial é a Metropolitana 98.5 FM, e o apoio especial é da Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e TRT2. A supervisão é da World Athletics, CBAt, Federação Paulista de Atletismo e AIMS.
Resultados da 28ª Maratona de São Paulo:
Masculino
Nicolas Kiptoo Kosgei (QUE), 2h16min25s
Gosa Bogale Seyoum (ETH), 2h17min05s
Ederson Vilela Pereira (BRA), 2h19min14s
Geilson dos Santos Conceição (BRA), 2h21min14s
Raphael Magalhães Moura (BRA), 2h25min51s
Feminino
Tadesu Tafa Weka (ETH), 2h50min50s
Haregeweyni Hads Alemayehu (ETH), 2h51min00s
Emily Chebet (QUE), 2h51min54s
Faridah Jepchirchir Chelanga (QUE), 2h52min01s
Renata Moreno dos Santos (BRA), 2h58min21s
Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br.
Consultoria de Comunicação da Yescom:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fone: (11) 98266-6086
E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br
As largadas começarão a partir das 5h45.
A programação de debates terá início às 10h, no PACUBRA.
Briga com brasileiros será em alto nível
Serão três dias de atividades no Parque Ibirapuera, no PACUBRA - Pavilhão das Culturas Brasileiras.