A Federação Paulista de Atletismo lamenta, com grande pesar, o falecimento do atleta olímpico Elói Schleder, aos 74 anos, ocorrido neste domingo (31), em decorrência de um câncer. Desde o final da década de 1990, ele, que nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, adotou Bragança Paulista como sua cidade.
Elói foi maratonista olímpico, tendo disputado os Jogos de Los Angeles em 1984, onde conquistou a 23ª colocação com o tempo de 2:16:35. Ele também participou de provas de cross-country, 10.000 metros e 3.000 metros com obstáculos em pista. A World Athletics registrou sua melhor marca pessoal na maratona: 2:12:54, em 1984, na Maratona de Sydney, Austrália.
No Brasil, Elói ainda venceu a Maratona do Rio em 1982, 1984 e 1986, conquistou o título da Maratona de São Paulo em 1982 e tornou-se campeão sul-americano em 1985.
Neste ano, durante a cerimônia de abertura da 67ª edição dos Jogos Regionais de Bragança Paulista, Elói recebeu uma homenagem ao conduzir o fogo simbólico na tradicional corrida da tocha.
"O grande Elói foi uma importante referência para toda a comunidade do atletismo paulista. Atleta focado e disciplinado, foi exemplo para muitas gerações que vieram após seus grandes feitos na maratona. Quando fizemos o Campeonato Paulista de Cross Country em Bragança Paulista, ele esteve conosco prestigiando o evento, e sua presença foi uma verdadeira aula, onde aprendemos muito com ele sobre organização de eventos, visão empresarial no atletismo e transição de carreira no esporte. Encaminhamos a toda a família do Eloi as condolências da FPA, que deixará com certeza muitas boas lembranças a todos nós que o admirávamos", destaca o presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira.
Federação Paulista de Atletismo.
Competição será de 13 a 21 de setembro.
A equipe da capital foi o destaque nos dois dias de competição em Bragança Paulista. ADC SBC e Orcampi ficaram em segundo e terceiro.
Competição termina neste domingo, em Bragança Paulista.
Evento marca os 21 anos da conquista do bronze olímpico de Vanderlei Cordeiro de Lima.