São Paulo (SP) - A nova geração do triatlo profissional brasileiro voltou a brilhar no Itaú BBA IRONMAN 70.3. Na manhã deste domingo (21), o cearense Manuel Messias e a catarinense Djenyfer Arnold, representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris2024, venceram a etapa da São Paulo da competição, realizada na Cidade Universitária de São Paulo – USP. Messias ganhou a primeira do ano e o duelo com o argentino Luciano Taccone, vencedor da prova no Rio de Janeiro e do Itaú BBA IRONMAN Brasil, em Florianópolis. Com o tempo de 3h36min27s, seguido pelo atleta portenho, que marcou 3h40min15s, e pelo brasileiro Reinaldo Colucci, com 3h48min37s.
Já Djenyfer chegou à segunda conquista no ano – havia vencido em Brasília, com o tempo de 4h14min01s. A segunda colocação foi de Pamella Oliveira, com 4h22min06s, e o terceiro lugar foi para Vitória Lopes, com 4h23min52s. Ao todo, o Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo reuniu cerca de 2 mil atletas de 11 países, 24 estados brasileiros e o Distrito Federal. A próxima etapa será no dia 26 de outubro, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis.
A prova da capital paulista repetiu as características já bem conhecidas, com percurso rápido, técnico e temperatura elevada. A novidade deste ano ficou por conta da estreia dos profissionais na disputa, que proporcionaram ainda mais emoção ao bom público presente à USP. No masculino, o duelo entre Messias e Taccone foi incrível, com o brasileiro sendo o primeiro a completar os 1,9 km na Raia Olímpica da USP. Nos 90 km de ciclismo, os dois fizeram o mesmo tempo, deixando a definição para os 21,1 km de corrida. Aí Messias levou a melhor, vencendo com cerca de quatro minutos de vantagem.
Manoel Messias comentou sobre a prova, destacando que a corrida foi bastante desafiador. Ele precisou se concentrar e ajustar sua mecânica, mas conseguiu garantir a vitória e manter uma distância confortável de Luciano. “Nos primeiros quilômetros da bike, senti-me forte e percebi que poderia acompanhar Luciano e o Reinaldo. Eu sabia que, se mantivesse essa posição, seria difícil perder na corrida. Apesar de enfrentar alguns problemas, como o cockpit solto devido à trepidação, conseguiu manter um bom ritmo nos primeiros 30 minutos, formando um trio na frente”, explicou.
Ele ainda disse que considera Luciano uma referência no ciclismo e lamentou que ele não conseguiu mostrar seu verdadeiro potencial na prova. Estar ao lado de Reinaldo também foi positivo, já que ele é uma referência no esporte. Na natação, ele se posicionou bem desde o início e não ficou preocupado com essa parte da prova. “No final, fiquei feliz com o resultado e agora me sinto mais tranquilo para treinar para Nice. A corrida foi difícil, especialmente pela umidade e pelo solo”, completou.
Djenyfer vence a segunda na temporada
A catarinense Djenyfer Arnold foi o destaque no feminino. A atleta ganhou a segunda etapa, consolidando sua condição de um dos nomes fortes do IRONMAN 70.3 no país. Aliás, a briga pelo primeiro lugar reuniu três feras da modalidade, como Pâmella Oliveira e Vitória Lopes, que completaram o pódio neste domingo. Apesar da conquista, catarinense disse que foi um dia desafiador.
“Não foi nada fácil, especialmente na bike, onde sofri muito. Tentei chamar Victoria para ajuda, mas acabei decidindo seguir sozinha, como se estivesse competindo sem Pâmela. Ao começar a corrida, precisava confiar em meu desempenho, mas sentiu que não foi tão bem quanto eu esperava”, declara.
Apesar das dificuldades, ela ficou feliz com a vitória e deixou as preocupações para trás. “A natação foi a parte que mais me impressionou; achei que Victoria poderia se distanciar, mas isso não aconteceu. Conseguiu acompanhar Victoria no início e fiquei satisfeita com seu desempenho”, finalizou.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio da Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Track&Field, Vivo, La Roche-Posay, Dorflex, Newon, Etapp, Omint e Arjon; copatrocínio de Dux, Granado, Volvo, Felt, Blue 70, Pacco, Oakberry e Boali, apoio da Tachão de Ubatuba, Paçoquita, Sococo e Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Resultados
Masculino
1. Manoel Messias dos Santos Junior (BRA), 03:36:27
2. Luciano Taccone (ARG), 03:40:15
3. Reinaldo Colucci (BRA), 03:48:37
Feminino
1. Djenyfer Arnold (BRA), 04:14:01
2. Pâmella Nascimento de Oliveira (BRA), 04:22:06
Vittoria Lopes (BRA), 04:23:52
Mais informações no site www.ironmanbrasil.com.br.
Assessoria de Imprensa e Consultoria de Comunicação:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324/Josi Castro
Fone: (11) 98266-6086 / E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br
NR7 Full Cycle Agency
A etapa será no dia 26 de outubro, reunindo profissionais e amadores.
Campeões garantem presença em Nice no ano que vem.
Na coletiva de imprensa deste sábado, atletas profissionais mostraram ansiedade para a prova deste domingo. Pouco antes, cerca de 300 crianças participaram da versão infantil do evento no CEPEUSP.
A prova infantil será na pista de atletismo do Cepeusp, a partir das 8 horas. Já a coletiva com os destaques do profissional começa às 10h30.