Carla Moreno e Santiago Ascenço ganham a 3ª etapa do 20º Troféu Brasil de Triathlon
Santiago Ascenço e Carla Moreno no pódio
(João Pires/Jump)
Santiago foi o melhor na USP
(João Pires/Jump)
Carla Moreno venceu mais uma
(João Pires/Jump)
Largada da terceira etapa
(João Pires/Jump)
Foi a terceira vitória na temporada da paulista, enquanto o goiano garantiu sua primeira conquista
22.08.2010
|
22 visualizações
São Paulo (SP), 22/08/10 - Em um domingo de céu azul e temperatura elevada, cerca de 600 triatletas de todo o país disputaram a 3ª etapa do 20º Troféu Brasil de Triathlon, a mais importante e tradicional competição do gênero na América do Sul. O evento foi realizado na Cidade Universitária de São Paulo USP e, mais uma vez, confirmou sua tradição ao apresentar uma etapa muito equilibrada e repleta de emoção. A paulista Carla Moreno, sete vezes campeã do torneio, mostrou que segue firme rumo ao título, ganhando a terceira etapa consecutiva na temporada, com o tempo de 2h10min00seg para os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Entre os homens, o goiano Santiago Ascenço, campeão em 2006, garantiu sua primeira conquista no ano, com o tempo de 1h54min16seg. A quarta etapa será no dia 19 de setembro, na Ponta da Praia, em Santos (SP).
Após duas provas em Santos, litoral de São Paulo, o 20º Troféu Brasil de Triathlon subiu a Serra do Mar e realizou sua terceira prova na capital paulista, mais especificamente na Cidade Universitária. A presença de alguns dos melhores nomes do esporte no país na atualidade garantiu uma disputa bastante acirrada, especialmente no masculino. A ausência do líder Fábio Carvalho, que estava na Europa, deu um ânimo a mais na disputa do masculino, que acabou sendo definida somente na corrida, última etapa da prova.
Surpresa de última hora, já que confirmou sua participação no sábado, Santiago Ascenço confirmou a boa fase e, mesmo se preparando para o Ironman Brasil 70.3, na semana que vem em Santa Catarina, ele conseguiu forças para vencer. Ele foi apenas regular na natação, mas conseguiu se recuperar no ciclismo e encostou no pelotão principal. No trecho final, a corrida de 10 km, travou um grande duelo com o brasiliense Henrique Siqueira, conseguindo uma vitoria emocionante, com vantagem de apenas quatro segundos.
"Foi muito duro. Como saí muito atrás natação tive de forçar no ciclismo. Acabei sentindo e, no final, tive de buscar na garra. Tudo isso aconteceu em razão de minha preparação para o Meio Ironman de Penha (SC), no qual defenderei o título no sábado que vem", explicou o triatleta. "Terei seis dias para descansar, mas chegarei bem mais animado com este grande resultado", finalizou o vencedor da etapa.
Mesmo cansada, Carla vence mais uma
A briga no feminino também foi boa, mas Carla Moreno chegou a terceira vitória consecutiva com mais uma exibição perfeita. Mesmo se sentindo cansada em razão dos treinos para o Campeonato Mundial de Triathlon, na segunda semana se setembro, em Budapeste, a atleta foi bem nas três modalidades (só não foi a primeira na natação) e ainda venceu com mais de dois minutos e meio para a segunda colocada, a atual campeã Vanessa Gianinni. Carla destacou a dificuldade ao longo da prova.
"Estou cansada porque tenho treinado para o Mundial. Pensei em descartar esta etapa, mas meu treinador quis que eu viesse para treinar, mesmo que fosse para chegar lá atrás. Senti mais no ciclismo, a ponto de ter de diminuir o ritmo, e o fato do circuito ter ficado todo plano acabou sendo bom. Minha corrida acabou encaixando e, felizmente, tudo deu certo", declarou a atleta. "Agora, vou focar no Mundial e tentar mais um resultado positivo lá fora", finalizou.
Os melhores profissionais da terceira etapa foram os seguintes:
Masculino - 1º) Santiago Ascenço (Goiânia - GO), 1h54min16seg; 2º) Henrique Siqueira de Oliveira (Brasília DF), 1h54min20seg; 3º) Paulo Henrique Miyashiro (Santos SP), 1h56min33seg; 4º) Frederico Monteiro (Santos SP), 1h56min51seg; 5º) Danilo Souza Pimentel (Belém PA), 1h57min17seg; 6º) Igor Amorelli (Balneário Camboriú SC), 1h58min30seg; 7º) José Augusto Antunes Filho (São Paulo SP), 1h58min43seg; 8º) Adriano Sachetto (Balneário Camboriú SC), 2h00min29seg; 9º) Ivan Albano (Mogi Mirim SP), 2h01min26seg; 10º) Rafael Brandão Sousa (Goiânia GO), 2h02min03seg;
O 20º Troféu Brasil de Triathlon tem organização da NA Sports. O patrocínio é de Fit, com co-patrocínio de Gatorade, Speedo, Santa Constância e Vista Porto Seguro. O apoio na terceira etapa é do Governo de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Lazer, Turismo e Recreação, SENAC, ADR3, Medical Line e Revista Sport Life, com colaboração de SRCVB, Ativo.com, Webrun, FunfSports.com, Joelma Silva.
Mais informações no site www.trofeubrasil.com.br
Consultoria de Comunicação da NA Sports:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga MTB 18.324
Fones: (11) 8266-6086/7720-5109 - Nextel - ID 55*1*35679
E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br - Site: www.mbragacom.com.br
Thaís Sant`Ana se torna a primeira mulher capixaba - e apenas a terceira do País - a concluir a Travessia em um dos maiores centros financeiro e turístico do mundo.