Fábio Carvalho e Ariane Monticeli vencem o Ironman 70.3 Foz do Iguaçu
Ariane Monticeli
(Fábio Falconi/Latin Sports)
Pódio feminino
(Fabio Falconi/Latin Sport)
Pódio masculino
(Fabio Falconi/Latin Sport)
Fábio Carvalho
(Fabio Falconi/Latin Sport)
Triatletas enfrentaram um percurso técnico e muito calor neste sábado
30.08.2014
|
68 visualizações
Foz do Iguaçu (PR), 30/08/14 - O Brasil fez a festa no Ironman 70.3 Foz do Iguaçu, competição realizada neste sábado, reunindo cerca de mil atletas de 14 países. O paulista Fábio Carvalho e a gaúcha Ariane Monticeli venceram a primeira edição, garantindo o país no topo do pódio. Fábio completou os 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida com o tempo de 4h00min43seg, seguido pelo goiano Santiago Ascenço e pelo paranaense Guilherme Manocchio. Já Ariane marcou o tempo de 4h37min46seg, seguida por Carolina Furriela e Vanessa Gianinni.
O sábado de céu azul e temperatura elevada marcou a estreia do Ironman 70.3 Foz do Iguaçu. Os competidores fizeram bonito nas três modalidades e sentiram bem o percurso extremamente técnico, especialmente dentro da estrutura da Itaipu Binacional, uma das sete maravilhas do mundo moderno. E foi justamente esta grandeza e beleza que serviram de cenário, deixando atletas e público encantados.
Após a natação, realizada no Iate Clube Lago de Itaipu, os atletas iniciaram o trecho de ciclismo. Fábio acabou saindo em uma posição intermediária. No ciclismo, entretanto, ele mostrou sua força e entregou a bike em primeiro lugar, seguido de muito perto por Santiago. Os dois travaram um bom duelo até o km 13 da corrida, quando Fábio conseguiu abrir vantagem e seguir rumo à vitória, entrando para a história como primeiro campeão em Foz do Iguaçu.
"Hoje deu tudo certo. Tudo o que foi planejado foi cumprido. Uma prova forte e incrível, que não deveu nada a nenhuma competição no exterior e estou feliz por ter vencido. Comecei meio lento na natação, mas consegui me recuperar encostar nele no km 55 do ciclismo. Na corrida ele não estava na mesma passada tradicional e me aproveitei disso para forçar e vencer", destacou o campeão.
Santiago Ascenço, apontado com um dos favoritos, acabou sentindo o joelho esquerdo e ficou com o segundo lugar, mas ele não deixou de elogiar o evento. "Foi uma das provas mais iradas que já fiz. Visual maravilhoso. Pena que não deu para vencer, pois acabei sentido. Mas estou bem feliz por ter vindo e quero vencer aqui ainda", destacou.
Ariane também fez uma prova de recuperação no feminino. Ela teve problema no início do ciclismo, mas conseguiu se recuperar e mostrar porque é uma das melhores triatletas do país na atualidade. "Essa foi a prova mais bonita que eu já fiz em toda a minha vida. Ela é duríssima, com algumas subidas e um pouco de vento lateral, mas o lugar é incrível. No começo do pedal eu tive um imprevisto e perdi muito tempo, mas consegui me recuperar bem. Este lugar é incrível e vencer no Brasil é bom demais", declarou.
O Ironman 70.3 Foz do Iguaçu é organizado pela Latin Sports, conta com o patrocínio da Mizuno e apoio da Oakley, Gatorade, Aqua Sphere, Itaipu Binacional, Azul, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal de Esportes de Foz do Iguaçu, Federação Paranaense de Triathlon, Taas, Golden Tulip, Trizone e Trisport.
Mais informações no site oficial: www.ironmanbrasil.com.br
O brasileiro foi o destaque neste sábado, seguido de perto pelo tricampeão Javier Villegas. As finais deste domingo começam às 9h30, com transmissão ao vivo pela TV Globo.