Capa

Engenheiro mecânico de Campinas convive com a diabetes há 55 anos e sem complicações

Ricardo Negreiros é o entrevistado do jornalista Tom Bueno no sétimo episódio do webdoc neste domingo, às 19h.

02.12.2021  |  428 visualizações

Retrato: O Brasil que depende de Insulina”

Que a diabetes é coisa séria ninguém duvida. Nem mesmo que a falta de cuidado possa significar inúmeros problemas para as pessoas que convivem com a doença. Porém, muitos são os exemplos de pessoas que conseguem, com disciplina e determinação, levar uma vida sem complicações. Esse é o caso de Ricardo Negreiros, engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da cidade de Campinas (SP), de 69 anos, que tem diabetes tipo 1. Diagnosticado aos 14 anos, ele convive com a doença há mais de 55 anos e sem grandes complicações.

Filho de médico e nutricionista, Ricardo diz que demorou para assimilar que, com a doença, precisaria tomar insulina todos os dias. Sem falar que naquela época não havia a tecnologia que existe hoje. As dietas eram restritivas e ele mesmo tinha de fazer o controle. Ele conta que o tratamento era muito difícil. Tomava uma dose de insulina NPH e a seringa tinha agulha muito grande e doía; não existia glicosímetro e nem seringa descartável.

Aprendeu a sentir e identificar a hiperglicemia por variações de humor, cansaço e ia treinar e fazer atividade física para baixar a glicose, porém sem saber qual era o valor, e também a hipoglicemia que dá a pessoa que convive com diabetes os sintomas na hora. Ele acompanhou a evolução e hoje fica maravilhado com o sensor de glicemia.

O Ricardo tem uma história incrível. Para quem achava que somente viveria até os 30 anos – estimativa que existia na década de 1960 - ele conviveu com a diabetes muito bem. Ele chegou no patamar de uma carreira executiva muito brilhante e somente as pessoas mais chegadas no trabalho sabiam que ele tinha diabetes. Venha ver mais esse personagem incrível deste país enorme”, destaca Tom. O jornalista, aliás, também é de Campinas e convive com a diabetes tipo 1.

 

Retrato: O Brasil que depende de Insulina”

Exibição no canal Um Diabético no Youtube

 

A primeira temporada da webdoc “Retrato: O Brasil que depende de Insulina” vem de encontro com a comemoração dos 100 anos da descoberta da Insulina. A série propõe um olhar mais de perto, às diferentes formas de acesso à medicações disponíveis nas 5 regiões do Brasil. Dividido em 7 episódios, a webdoc traz exemplos de pessoas que precisam conviver com diferentes realidades e o quanto o uso da Insulina é determinante para a qualidade de vida de alguém que depende dela. Promete trazer inovação e mostrar que é completamente possível fazer um conteúdo de qualidade, captando as imagens com celular. A exibição será no canal Um Diabético no Youtube.

 

Episódios:

 

1. Aldeia indígena – Campinápolis-MT

Data de exibição: 14/11, às 19 h

 

2. Josefa e Emerson – São Julião – PI

Data de exibição: 16/11, às 19h

 

3. Cristiane – SP

Data de exibição: 21/11, às 19h

 

4. Lorena Washington – Rio de Janeiro

Data de exibição: 23/11, às 19h

 

5. Rafael Conny – Porto Alegre – RS

Data de exibição: 28/11, às 19h

 

6. Seres Domingues – Marabá – PA

Data de exibição: 30/11, às 19h

 

7. Ricardo – Campinas – SP

Data de exibição: 05/12, às 19h

 

Consultoria de Comunicação de Tom Bueno:

MBraga Comunicação

Marcelo Eduardo Braga – mbragacom@mbragacom.com.br – Fone: (11) 98266-6086

Patricia Prado – imprensa@patriciapradocomunicacao.com – Fone: (11) 995235823

 

 

 

Leia também...
20.02.2024

Largada e chegada serão no no Centro Esportivo Tatuapé

19.02.2024

Cerca de 150 skatistas participaram do evento no Prafinha Skate Parque

16.02.2024

Evento ocorre no fim de semana, reunindo skatistas de seis categorias

02.02.2024

Evento gratuito será nos dias 17 e 18, no Parque do Chuvisco, em São Paulo