Capa

ULSP

Estrangeiros vencem o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza - Latin American Championship

O belga Marten Van Riel, recordista mundial da distância, e a australiana Ellie Salthouse ficaram com o título. Pelo Brasil, André Lopes, em terceiro, e Mariana Andrade, em quinto, foram os destaques

19.11.2023  |  996 visualizações

 

 

Fortaleza (CE) – Os estrangeiros deram um show no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza – Latin American Championship, realizado na manhã deste domingo, na Nova Beira-Mar. O belga Marten Van Riel e a australiana Ellie Salthouse confirmaram o favoritismo e venceram entre os profissionais. Marten fez o incrível tempo de 3h43min57 para os 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, estabelecendo um dos melhores tempos para a distância no Brasil. A segunda colocação foi do espanhol Antonio Benito Lopes, com 3h47min, enquanto o terceiro lugar foi do brasileiro André Lopes, com 3h50min31.

No feminino, Ellie não fez por menos e completou a prova em 4h16min34, com vantagem de quase 13 minutos para a segunda colocada, a portuguesa Raquel Rocha, 4h29min. O terceiro lugar ficou com a norte-americana Raquel Olson, com o tempo de 4h33min06. Mariana Andrade, com o quinto lugar, foi a melhor brasileira na prova, com a marca de 4h38min52.

Depois de dias bastante ensolarados e quentes, a manhã do domingo acabou sendo totalmente diferente. Isso porque, antes da largada, choveu forte na Beira-Mar, tornando o clima mais ameno. Isso, combinado com muitas nuvens, acabou proporcionando uma condição melhor para os competidores, especialmente na natação e ciclismo. Já na corrida, a situação mudou e o forte sol acabou tornando o desafio ainda mais duro.

O triatleta belga, que era apontado como favorito ao topo do pódio, não decepcionou. Ele esteve à frente dos adversários nas três modalidades e encantou a todos com um desempenho muito forte. Marten destacou que o clima acabou surpreendendo no começo, o que possibilitou um ritmo mais forte.

Muito feliz por ter completado em primeiro. No começo da prova, com a chuva, foi super bom, pois não senti muito calor. Somente na corrida complicou um pouco, eu fui diminuindo aos poucos o ritmo. Eu gostei do percurso, que tem muito vento e isso é muito bom pra mim. Foi uma experiência muito boa e o público é incrível, pois apoia o tempo todo. Fiquei muito feliz por tem vencido aqui”, destacou Marten, que detém a melhor marca do mundo para o IRONMAN 70.3.

Já o brasileiro André Lopes, que também ficou em terceiro no Itaú BBA IRONMAN Brasil deste ano, em Florianópolis, considerou a experiência foi única. “Foi animal, estou todo arrepiado. Foi a melhor prova da minha vida, sem dúvida. Fazer pódio no Latino-Americano em casa não tem como mensurar. Corri muito à vontade e deu meu coração e minha vida. Não foi fácil, mas foi fantástico”, declarou.

Feminino

No feminino, Ellie também fez um prova impecável. Tanto assim completou com grande vantagem sobre as adversárias. A triatleta destacou o forte calor e o vento.“Muito calor e muito vento no ciclismo. O percurso muito legal e, felizmente, tive um grande dia. Mesmo com a dificuldade, eu me diverti muito na prova. Feliz por ter conseguido vencer aqui em Fortaleza, destacou a campeã do IRONMAN da Tasmania.

A brasileira Mari Andrade, “Prova dura. Fiz o mundial em Kona há um mês e acabei sentindo o esforço. Resolvi fazer de última hora, ajustei o treino, mas muito duro. No ano que vem vou fazer uma preparação mais adequada para fazer uma melhor apresentação. Participei porque era muito importante prestigiar o Latino-Americano”, afirmou.

O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza - Latin American Championship é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Track Field, Omint, Fit Food, Xiaomi, Heineken 0.0 e copatrocínio Dux, Aquasphere, Boali, Avenue e Oakberry.

 

Resultados Elite

 

Masculino

1. Marten Van Riel (BEL), 3h43min57

2. Antonio Benito Lopes (ESP), 3h47min17

3. André Lopes (BRA), 3h50min31

4. Santiago Ascenço (BRA), 3h52min10

5. João Ferreira (POR), 3h54min54

 

Feminino

1. Ellie Salthouse (AUS), 4h16min34

2. Raquel Rocha (POR), 4h29min07

3. Raquel Olson (EUA), 4h33min06

4. Romina Palácio (ARG), 4h36min33

5. Mariana Andrade (BRA), 4h38min52

 

Mais informações no site www.ironmanbrasil.com.br

 

Leia também...
16.04.2024

Das 45 em jogo , apenas três foram para estrangeiros

14.04.2024

Mesmo diante de condições climáticas adversas, os competidores mais uma vez se superaram e mostraram o verdadeiro espírito de um IRONMAN

13.04.2024

Mudança ocorre em razão do cancelamento do natação

13.04.2024

Condições climáticas no fim de semana e segurança de todos os participantes obrigaram a mudança