São Paulo (SP) – Tornar o segmento de corridas de rua ainda melhor, mais seguro, competitivo e com elevado nível técnico. Com esse pensamento, a Federação Paulista de Atletismo (FPA), por meio de seu Departamento de Corridas de Rua, instituiu o Prêmio de Excelência FPA de Corridas de Rua, que funcionará como um “Oscar” da principal federação regional do país. E a primeira edição ocorrerá no dia 2 de julho, a partir das 19h, numa grande festa no Teatro Gazeta, na Avenida Paulista, 3º andar, na Capital Paulista, quando serão conhecidas as melhores da temporada 2023.
A ideia é prestigiar as empresas que mais se destacaram ao longo no ano, premiando as melhores provas do calendário. Foram 515 corridas com permit FPA realizadas no ano passado, envolvendo cerca de 200 empresas promotoras devidamente regularizadas. A entidade quer, com isso, dar uma chancela importante às empresas mais bem avaliadas.
E, a partir dessa primeira edição e dados levantados, fazer com que elas possam fazer os ajustes necessários para prestar um serviço de excelência ainda maior, prezando pela qualidade e segurança dos participantes e, ao buscar elevar sua pontuação, se destacar ainda mais no crescente mercado de corrida de rua.
A ideia do Prêmio de Excelência FPA de Corridas de Rua surgiu no começo deste ano, a partir de uma conversa do Diretor de Corridas de Rua da entidade, Raphael de Jesus Silva, e o presidente da ABRACEO, Guilherme Celso, sobre os indicativos que o Departamento de Corridas de Rua da FPA obteve com relação aos eventos de corrida de rua realizados em 2023.
Isso porque em todas as provas que têm o permit da FPA, os árbitros são indicados para homologar os resultados e, principalmente, fazer uma verificação técnica completa de cada evento. Isso ocorre por meio de um relatório com cerca de 50 itens, entre eles estão pontos como disposição da arena, largada, percurso, chegada e os itens de premiação, entre tantos outros.
Pontuação
A partir desses tópicos e suas várias subdivisões, o árbitro destacado dá uma nota para cada uma delas, além de poder analisar aspectos que não estão contidos na lista padrão do relatório. Chega-se, dessa forma, a um relatório que permite um completo raio-x da prova e com um máximo de 250 pontos. A partir daí, é feita a classificação conforme o total alcançado. Se a prova atingiu 85% ela recebeu a classificação de ótima, de 70 a 85% boa, e assim por diante, criando o ranking das principais competições.
Partindo desse banco de dados de avaliação dos eventos com a supervisão da FPA tem se uma amostra do mercado de trabalho. Informações que indicam as empresas que mais realizaram eventos, os que mais tiveram público, os que tiveram melhor avaliação técnica pela arbitragem dentro dessa classificação de percentual, cidades que mais receberam provas, entre outros.
O Prêmio de Excelência FPA de Corridas de Rua chega, então para fortalecer ainda mais o segmento de corridas de rua em São Paulo. E dar o suporte essencial para contribuir para que o bom trabalho seja reconhecido e ressaltado, sendo um indicativo importante para os corredores do que cada uma oferece.
Serviço
Evento: Prêmio de Excelência FPA de Corridas de Rua
Data: 02/07/2024
Local: Teatro Gazeta, Avenida Paulista, 900, 3º andar
Horário: 19h
Mais informações, https://atletismopaulista.com.br/
Consultoria de Comunicação da FPA:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fone: (11) 98266-6086/E-mail: braga@mbragacom.com.br
Clube venceu no geral, no masculino e feminino e foi um dos destaques da competição ao lado do Itapira e o COTP
Competição ocorre na Arena Caixa, em São Bernardo.
Oitava e última etapa teve número recorde de participantes e movimentou Lorena no fim de semana
Até o final do ano, entidade acredita chegar a 700 corridas supervisionadas