Capa

Reforma da pista da UNESP de Presidente Prudente reúne grandes nomes do esporte

Evento aconteceu neste quinta-feira

20.06.2024  |  484 visualizações

 

São Paulo festeja a recuperação de um de seus principais palcos do atletismo. Nesta quinta-feira ocorreu a inauguração da reforma da Pista de Atletismo e Aquecimento Mário Covas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente. A reforma permitirá que a pista receba os principais eventos nacionais e também internacionais, já que a pista recebeu certificado da World Athletics (WA), principal entidade global do atletismo, como Classe 2, que permitem receber eventos internacionais e registrar recordes, que poderão ser oficialmente homologados.

O evento contou com a presença de grandes nomes do esporte de todos os tempos, como campeã olímpica Maurren Maggi, embaixadora da Recoma, empresa responsável pela execução da obra, André Domingos, que conquistou as medalhas de bronze em Atlanta 1996 e prata em Sydney 2000, nos 4x100 rasos, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Leadnro Motta Campos, e o Diretor de Interior da Federação Paulista de Atletismo, Idi de Paula.

É uma satisfação grande estar na reinauguração da pista de Presidente Prudente. Uma pista que eu conheço bem porque dei meus primeiros saltos da vida aqui, sem contar que é um verdadeiro celeiro de medalhas olímpicas, com dez no total. Sem dúvida, é um privilégio para os atletas que estão começando agora e também para o que estão seguindo da carreira, pois contam com uma pista de alta qualidade”, destacou Maurren.

André Domingos, um dos responsáveis pelo feito, detalhou os benefícios para os atletas. “Foram anos de luta correndo atrás do recurso para a reconstrução da pista. Feliz em poder ver que a pista foi reformada, e que os atletas terão tranquilidade para desenvolver seus treinos, objetivando vários campeonatos importantes da Federação Paulista. Quero agradecer ao Marcelo Magalhães, ao Deputado Federal Luis Lima e a mim por ir atrás e levar minhas medalhas à Brasília para mostrar a necessidade e o que significa essa reforma”, disse.

O presidente da FPA, Joel Oliveira, também ressaltou a relevância da obra. “A reforma da Pista da UNESP de Presidente Prudente é um grande marco para nossa modalidade. O Atletismo Prudentino, tão vitorioso, foi reconhecido, e agora temos novamente uma estrutura esportiva de padrão internacional para competições, treinamentos e estudos. A FPA parabeniza a UNESP pela conquista, agradece o empenho do Grande André Domingos, que utilizou seu relacionamento político e grande visibilidade para defender essa causa, e agradece também ao Marcelo Magalhães e Bruno Souza, que quando estavam na Secretaria Nacional de Esporte, viabilizaram os recursos para que essa obra fosse realizada”, declarou.

A FPA, aliás, já tem competição marcada na pista, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, e marcará o retorno do atletismo federado na pista após 10 anos sem ocorrer na pista. Não poderíamos estar mais felizes, viva o Atletismo!

Equipamento

A pista de 400 metros oficiais conta com seis raias, enquanto a reta principal possui oito. Com isso, pode receber qualquer tipo de corrida: rasa, revezamento, com barreiras e com obstáculos. O espaço ainda possui uma reta adjacente à pista, costumeiramente utilizada para que os atletas possam treinar largada.

Além das provas de velocidade, também há um espaço dedicado e trabalhado para a prática do salto com vara, salto triplo, salto em distância, arremessos de martelo e disco e lançamento de dardo.

 

Mais informações, https://atletismopaulista.com.br/

 

Consultoria de Comunicação da FPA:

MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324

Fone: (11) 98266-6086/E-mail: braga@mbragacom.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Leia também...
25.11.2024

Clube venceu no geral, no masculino e feminino e foi um dos destaques da competição ao lado do Itapira e o COTP

23.11.2024

Competição ocorre na Arena Caixa, em São Bernardo.

19.11.2024

Oitava e última etapa teve número recorde de participantes e movimentou Lorena no fim de semana

11.11.2024

Até o final do ano, entidade acredita chegar a 700 corridas supervisionadas