São Paulo (SP) – Na próxima semana, entre os dias 27 e 31 de agosto, será realizado o Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, na cidade de Lima, no Peru. O Brasil participará do evento com 34 atletas e um dos nomes paulistas na competição é a atleta Samantha Santos da Silva Lopes, da Associação Esportiva Taubaté de Atletismo, no Vale do Paraíba (SP). Ela participará da prova de lançamento do disco com boas chances de trazer medalha para o país.
A vaga na equipe do Mundial ocorreu no começo do mês, quando ela venceu o Encontros de Atletismo Sub-20, evento oficial da Federação Paulista de Atletismo, realizado na Arena Caixa - Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo, no ABCD Paulista. Samantha marcou 50,26 metros, garantindo o índice para o Mundial. O evento, aliás, tem esse papel de proporcionar oportunidades para que os atletas possam conseguir marcas para eventos nacionais e internacionais.
Treinada pela técnica Paula Campos, Samantha foi descoberta aos 13 anos, após uma competição escolar organizada pela Prefeitura de Taubaté. Mesmo com um quinto lugar, ela impressionou a treinadora.
“Eu estava lá observando a competição e ela não foi ao pódio. Acho que ela foi quinta e saiu brava da prova. Mas isso chamou minha atenção e foi quando eu conversei com o professor da escola. Ele até me questionou porque eu estava chamando ela para treinar, se ela não tinha sido medalhista. Lembro de ter falado para ele que a gente não estava atrás das medalhas, mas sim de quem tinha potencial para poder treinar”, conta a treinadora.
O esporte acabou premiando a jovem atleta com muito mais que resultados. Foi por ele e sua disciplina que ela se encontrou e conseguiu mudar seu comportamento na escola e em casa, melhorando vários aspectos na própria vida.
Desde o começo do treinamento, Samantha só confirmou o seu potencial e a facilidade para desenvolver a parte técnica e a física. “Ela confirmou tudo que esperava, tanto assim que representou o Brasil com 14 anos nos Jogos Escolares. Ainda foi campeã brasileira Sub 18, campeã brasileira Sub 20. Esteve no Sul-Americano Sub 18 e, recentemente, agora foi medalhista no Campeonato Sul-americano Sub 20”, destaca.
Neste ano, Paula e Samantha tinham como objetivo justamente conseguir o índice para o Mundial Sub-20. Muito treino e dedicação acabaram sendo premiados no último momento. “Tivemos muitos problemas com lesão desde o ano passado, mas tratamos e tomamos bastante cuidado para manter o treinamento em dia. Mesmo vindo em cima da hora, estamos muito felizes com o desenvolvimento dela e pela oportunidade de representar o Brasil no Mundial”, afirma Paula.
“Gostaria de destacar ainda o apoio fundamental da Prefeitura de Taubaté, nosso único patrocinador de fato. Graças a esse suporte, podemos manter o trabalho e garantir que a atleta possa treinar sem precisar de outro trabalho”, encerra.
Mais informações, www.atletismopaulista.com.br
Consultoria de Comunicação da FPA:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fone: (11) 98266-6086
E-mail: imprensa@atletismopaulista.com.br / braga@mbragacom.com.br
Competição ocorre na Arena Caixa, em São Bernardo.
Oitava e última etapa teve número recorde de participantes e movimentou Lorena no fim de semana
Até o final do ano, entidade acredita chegar a 700 corridas supervisionadas
Equipe ainda venceu no feminino e masculino. ASUFAM, de Guarulhos, ficou em terceiro no geral