São Paulo (SP) – Foram encerradas neste domingo (25) as disputas que marcaram a 100ª edição do Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Adulto, competição que faz parte das comemorações dos 100 anos da Federação Paulista de Atletismo. As disputas agitaram o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na zona sul da capital paulista.
Iniciadas na última sexta-feira, as competições no COTP reuniram 821 atletas, de 65 entidades e clubes, representando sete estados brasileiros, divididos em 1542 participações. O primeiro dia do evento (sexta-feira, 23) contou com as finais emocionantes dos 100 m, modalidade na qual Felipe Bardi se destacou. O competidor de Americana, filiado ao Sesi-SP, sagrou-se campeão paulista correndo a marca 10s00, com vento 0.7 m/s. O tempo foi surpreendente e suficiente para o índice e garantia da vaga para o Campeonato Mundial de Atletismo, que acontecerá em setembro de 2025, em Tóquio, no Japão.
Já no sábado, o segundo dia de disputas, foi marcado pela cerimônia oficial de abertura do evento e pelas homenagens a atletas olimpícos e medalhistas, que estiveram presentes prestigiando o 100º Campeoanto Paulista Loterias Caixa de Atletismo Adulto. Houve também homenagens a membros da arbitragem e aos profissionais diretores e conselheiros da FPA. O domingo foi reservado à sexta etapa das competições e às finais das disputas.
O presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira, fez um balanço positivo do evento que chegou à sua centésima edição. “O tempo frio foi compensado com o calor das disputas. Tivemos um campeonato com bastante competitividade, decidido nos últimos pontos. De manhã, São Bernardo estava na frente e, à tarde, a Orcampi superou a pontuação. Essa competitividade é algo fantástico e era um dos nossos objetivos estratégicos e que foi alcançado. Foram mais de 1500 participações de atletas de todo o estado, todo mundo muito feliz” avaliou Oliveira.
O dirigente da entidade também destacou o equilíbrio das disputas, com novas equipes conquistando o pódio e ressaltou o fato do evento ter acontecido sem intercorrências. “Também tivemos equipes novas subindo ao pódio, e isso nos mostra que estamos tendo um trabalho forte em diferentes lugares do estado. Foi a primeira vez do time de Ribeirão Pires no pódio, e também o pódio inédito de Guariba no geral. Santana de Parnaíba se consolida como campeã em um trabalho de excelência e ascendendo para a Divisão Especial em 2025. São resultados muito importantes do trabalho que vem sendo feito. Todo mundo conseguiu fazer seus resultados, buscar seus melhores tempos (PBs – personal best), e muitos atingiram índices para os Jogos Abertos. O evento ocorreu sem intercorrências, nenhum atleta se machucou e tudo isso nos deixa muito felizes”, encerrou.
Na competição por equipes da Primeira Divisão, a vitória ficou com o time de Santana de Parnaíba, com 290 pontos, ficando o Pérola da Serra em segundo (131) e a Associação Guaribense de Incentivo ao Esporte, com 87. Já na Divisão Especial, Orcampi garantiu o primeiro lugar com 333 pontos. Seguida pela ADC São Bernardo, com 299, e E.C Pinheiros, com 219.
Uma atração a mais ocorreu fora das pistas. Isso porque desde sexta-feira houve uma exposição de imagens dos atletas medalhistas de mundiais e Jogos Olímpicos que foram filiados da FPA, além de uma mostra com as medalhas de várias épocas.
O 100º Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Adulto é uma realização da Federação Paulista de Atletismo, com patrocínio de Loterias CAIXA e Recoma, e apoio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).
Os resultados de todas as disputas do 100º Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Adulto estão disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/folders/14JMu2UJ_vchn5flqelRwiAKj46F3bcHd
Mais informações, www.atletismopaulista.com.br
Consultoria de Comunicação da FPA:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324 | Beatriz de Paula – Mtb 42905
Fone: (11) 98266-6086/E-mail: braga@mbragacom.com.br
Competição ocorre na Arena Caixa, em São Bernardo.
Oitava e última etapa teve número recorde de participantes e movimentou Lorena no fim de semana
Até o final do ano, entidade acredita chegar a 700 corridas supervisionadas
Equipe ainda venceu no feminino e masculino. ASUFAM, de Guarulhos, ficou em terceiro no geral