São Paulo (SP) - O atletismo paulista está de luto nesta segunda-feira. Com imenso pesar, comunicamos o falecimento da Senhora Wanda Santos, aos 93 anos, ocorrido hoje. Destaque em sua trajetória como atleta da FPA, sua carreira iniciou nas pistas do colégio e do Clube Atlético Ypiranga, em 1943. Passou também pela Sociedade Esportiva Palmeiras até chegar ao São Paulo Futebol Clube, em 1947, fazendo parte do elenco treinado pelo famoso alemão Dietrich Gerner, que também foi técnico de Adhemar Ferreira da Silva.
Wanda representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952 em Helsinque, na Finlândia, e nos Jogos Olímpicos de Verão de 1960 em Roma, na Itália. Conquistou um total de quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos durante sua carreira, além de diversos títulos sul-americanos, brasileiros e estaduais.
Além de ser uma grande atleta ao nível internacional, Wanda também se destacou como competidora Master, defendendo as cores do São Paulo Futebol Clube e promovendo eventos sociais e esportivos para a terceira idade, tornando-se uma referência. Em 2003, por exemplo, conquistou quatro medalhas de ouro no Troféu Brasil de Atletismo Master.
Wanda também foi professora de Educação Física para crianças do Ensino Fundamental, trabalho do qual se orgulhava muito de ter realizado.
Ao longo de sua carreira vitoriosa, ela teve que superar grandes barreiras, tanto como esportista quanto como mulher negra. Sofreu diversos preconceitos, mas soube enfrentá-los com a mesma excelência que conquistava medalhas, tornando-se um exemplo e um legado de empoderamento feminino.
Entidades ligadas ao atletismo Master lamentaram a perda. “Hoje, aos 93 anos, Wanda dos Santos vai morar no céu dos atletas e nos deixa um exemplo de determinação e superação. Seu legado continua a inspirar gerações de atletas brasileiros”, ressalta Celeste Lima, presidente da Associação Atlética Veteranos de São Paulo - AAVSP.
“Tive o privilégio de conhecer a Wanda quando estava na faculdade. Na época, em 2003, 2004, houve um torneio Master e fiquei abismado ao vê-la competir com o uniforme do São Paulo, o mesmo que usou quando era atleta. Uma pessoa realmente querida. Houve um episódio em que, ao ser eleita na Associação de São Paulo, ela disse que esperava que eu não fosse um aventureiro. Depois de tudo aquilo, ela veio me agradecer e pedir desculpas pelo que havia dito. Dona Wanda era uma pessoa excepcional, realmente uma grande perda”, afirma Batista Haddad, presidente da Associação Brasileira de Atletismo Master.
“O São Paulo Futebol Clube e seu Departamento de Atletismo lamentam profundamente o falecimento de Wanda dos Santos, atleta pioneira e referência do atletismo brasileiro. Símbolo de superação e inspiração, Wanda representou nosso clube e o Brasil com coragem e talento, deixando um legado eterno no esporte”, afirma o diretor de atletismo do SPFC, Gilberto Ramos.
A Federação Paulista de Atletismo decretou luto oficial de três dias.
Nossas condolências aos familiares, amigos e admiradores!
Joel Oliveira
Federação Paulista de Atletismo
O clube da capital venceu tanto no feminino quanto no masculino. Na disputa da 1ª Divisão, o primeiro lugar ficou com o Time Jundiaí.
Evento termina neste domingo.
Atleta do SESI-SP confirmou o favoritismo.
Evento no fim de semana, na Arena Caixa, com 935 atletas. Programação com início às 9 horas nesta sexta-feira.