Capa

Regulamentação embasa crescimento de corridas de rua em São Paulo

A FPA segue obtendo resultados expressivos no trabalho para tornar as provas ainda mais seguras, e os resultados são positivos.

01.08.2025  |  395 visualizações

São Paulo (SP) – A Federação Paulista de Atletismo (FPA) divulgou recentemente o crescimento no número de corridas de rua homologadas no estado, que, neste primeiro semestre, alcançou incríveis 62% em relação ao mesmo período do ano passado (de 268 para 434). Esses números positivos são reflexo de um trabalho cada vez mais proativo e cuidadoso da entidade, por meio de seu departamento de Corrida de Rua e Assessoria Jurídica, junto às empresas promotoras que atuam em São Paulo.

A regulamentação das corridas de rua pela FPA é fundamental para o desenvolvimento e a segurança desse esporte no estado. Com ela, as corridas se tornam ainda melhores, garantindo uma experiência completa para os participantes, além de promover a inclusão e a acessibilidade, não apenas fomentando a prática esportiva, mas também um estilo de vida saudável e ativo para a população.

Entre as ações recentes, um bom exemplo da importância dessa filosofia foi a última vitória da Assessoria Jurídica da FPA. O advogado Pedro H. Seidel compartilhou detalhes sobre um caso relacionado ao município de Itapetininga. “Após a interposição de um mandado de segurança e recursos, a decisão foi reformada em dezembro do ano passado. Desta vez, a quinta câmara do Tribunal de São Paulo decidiu de forma unânime a favor da FPA, reafirmando a aplicação das normas do Código de Trânsito e da Lei Geral do Esporte. O desembargador, em sua análise, destacou a necessidade de o município não apenas acatar as normas, mas também garantir sua aplicação”, explica.

A vitória teve um impacto significativo na realização de corridas na cidade. Desde a decisão favorável, houve um aumento de mais de 100% no número de eventos no município, passando de apenas duas ou três corridas regulares em 2024 para mais de oito no primeiro semestre de 2025. É importante enfatizar o trabalho em equipe, que incluiu o apoio de profissionais da área administrativa, que são fundamentais para o sucesso das ações”, completa.

Outra consequência da decisão judicial foi a multa imposta ao município, inicialmente fixada em R$ 50 mil e posteriormente reduzida a R$ 20 mil. No entanto, Pedro ressaltou que o verdadeiro problema para as empresas irregulares não é a penalidade financeira, mas as implicações legais que podem surgir do desacato à decisão judicial, que incluem sanções penais e administrativas.

O advogado destaca ainda que o departamento já obteve vitórias em mais de 12 municípios, reforçando a necessidade de seguir a legislação e garantir a segurança dos cidadãos durante as corridas. “Os eventos regulares e bem estruturados, especialmente em um contexto em que a corrida de rua cresce rapidamente no Brasil, são muito importantes para o ecossistema”, diz.

Com a expansão das corridas, a qualidade dos eventos em São Paulo tem se mantido alta, um feito atribuído ao trabalho diligente da federação, que busca assegurar que as práticas esportivas sejam seguras e organizadas, protegendo assim todos os participantes.

 

Mais informações no site www.atletismopaulista.com.br 

 

Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa da FPA:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fone: (11) 98266-6086
E-mails: imprensa@atletismopaulista.com.br / braga@mbragacomcom.br

 

Leia também...
30.08.2025

Competição termina neste domingo, em Bragança Paulista.

29.08.2025

Evento marca os 21 anos da conquista do bronze olímpico de Vanderlei Cordeiro de Lima.

29.08.2025

Competição será neste fim de semana, com entrada franca.

29.08.2025

Estado confirma, mais uma vez, sua força no cenário nacional.