Capa

Yescom

Primeiros campeões da Dez Milhas Garoto relembram as conquistas

Os amigos Delmir Alves dos Santos e Nercy de Freitas cruzaram a linha de chegada em primeiro na estreia da prova, em 1989

12.08.2025  |  912 visualizações

 

São Paulo, agosto de 2025 – A Dez Milhas Garoto chega à 34ª edição no dia 28 de setembro. Nesses mais de 35 anos de história na tradicional prova disputada entre Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, milhares de pessoas percorreram os 16,9km até a linha de chegada. Os primeiros a chegar, em 1989, foram Delmir Alves dos Santos e Nercy de Freitas, dois nomes de peso nas corridas de rua entre as décadas de 1980 e 1990.

Os vencedores da primeira edição da Dez Milhas Garoto relembram com carinho as passadas na estreante prova no Espírito Santo. Delmir ainda seria campeão nos anos de 1992 e 1996 e a ligação entre os campeões masculino e feminino vai além do pódio na edição inaugural.

Foi Nercy quem indicou a 10 Milhas Garoto para Delmir. “A prova não foi de um nível tão forte, mas encontrei alguns atletas de Minas Gerais, inclusive, um rapaz realmente deu trabalho para caramba. Mas meu maior adversário na época foi o clima, especialmente o vento. Você dava uma passada para frente e duas para trás. Depois voltei e venci mais duas vezes e só não participei mais vezes porque, na época, o calendário coincidia com a temporada norte-americana de corridas, a qual eu estava envolvido”, conta.

A carioca Nercy de Freitas não se limitou a passar dicas a amigos como Delmir. Especialista em provas longas, com predileção para as maratonas, pegou a estrada até o Espírito Santo. “Naquela época, eu estava tentando me adaptar a correr de tênis, porque eu sempre corri descalça. Na Dez Milhas Garoto, aguentei até o quilômetro 6 ou 7. O tênis estava me incomodando, então, parei e tirei. Pedi a um rapaz da organização que estava próximo de um ponto de água para levar meu tênis para a chegada e fui embora”, lembra. “E estava tão quente que, quando uma senhora na calçada me molhou com a mangueira, a água desceu morna pelo meu corpo”, completa.

Quando parou para descalçar os tênis, Nercy ocupava o quarto lugar. Em uma prova de recuperação, ultrapassou a própria irmã, em terceiro, para seguir a perseguição rumo à primeira colocada. Ganhou a posição nos metros finais, quando a adversária abria os braços para comemorar a vitória. “Tenho 101 maratonas completas. Sou tricampeã da Maratona do Rio e da Maratona de Buenos Aires, entre outras. Não gosto de prova curta e, pra mim, dez milhas é uma prova curta, mas, sem dúvida, foi uma vitória especial”, afirma.

Os tempos de Delmir Alves dos Santos e Nercy de Freitas foram 50min28s e 1h04min19s, respectivamente, na primeira Dez Milhas Garoto, há 36 anos. Mais lentos que os campeões do ano passado, os quenianos Nicolas Kiptoo Kosgei (46min32) e Viola Jelagat Kosgei (56min43). “O desempenho esportivo evoluiu ao longo do tempo, assim como evoluímos também na organização da prova, que cresce constantemente, atraindo atletas de diferentes partes do Brasil e do exterior. Porém, Delmir e Nerci fazem parte da história e fazemos questão de valorizar e reverenciar suas conquistas”, comenta Thais Papa, Gerente de Marketing da Nestlé Brasil.

Recorde na edição 2025 - Com 17 mil inscritos, edição 2025 da corrida bateu todos os recordes e mantém sua presença entre os grandes eventos esportivos do país. As vagas para a prova do dia 28 de setembro se esgotaram em apenas 48 horas.

A programação inclui também a já conhecida Corrida Garotada, com 3 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, e a Cachorrida, corrida e caminhada para 700 tutores e seus pets. Ambas acontecem no sábado, 27 de setembro, no estacionamento do Shopping Vitória. 

Sobre o evento 

Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover a saúde e o bem-estar, a Dez Milhas Garoto movimenta o turismo capixaba, atraindo mais milhares de pessoas de todos os estados do Brasil durante o fim de semana do evento.

A corrida da Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior corrida na modalidade 10 Milhas.

A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).


Sobre a Nestlé

 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 

 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

 

Informações para Imprensa

Nova PR: nestle@novapr.com.br

 

Assessoria de Imprensa Esportiva:          

ZDL Sports          

Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br  - F: 11 984579723

Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br  - F: 19 997912108

 

Consultoria de Comunicação da Yescom:

MBraga Comunicação

Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324 - F: 11 98266-6086 -  mbragacom@mbragacom.com.br


Leia também...
12.08.2025

Além do Brasil, disputa das provas de 21 km, 5 km e milha ainda terá atletas do Chile, Colômbia, Bolívia, Uruguai e Equador.

11.08.2025

Evento reunirá atletas de 25 países e será também o Sul-Americano de Corrida de Rua.

08.08.2025

Evento reunirá atletas de 25 países.

31.07.2025

Yescom apresenta mais uma prova temática para o calendário.