Capa

Capixaba pretende dar a volta à Ilha de Manhattan (NY) nadando

Após concluir o Canal da Mancha, nadadora busca título da Tríplice Coroa das Águas Abertas

14.08.2025  |  313 visualizações

 

Manhattan é o principal distrito da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, conhecido como um dos maiores centros financeiros e turísticos do mundo. É também o local de uma das provas de maratona aquática mais desafiadoras do planeta: a Volta à Ilha de Manhattan. No dia 16 de agosto, a capixaba Thaís Sant`Ana decidiu encarar o percurso de 45 quilômetros pelas águas do Rio Hudson.

Muitos não sabem, mas a prova faz parte da prestigiada Tríplice Coroa das Águas Abertas, que inclui as travessias do Canal da Mancha e do Canal da Catalina, consideradas as três ultramaratonas aquáticas mais difíceis do circuito mundial. Caso seja bem sucedida, Thaís será a oitava nadadora brasileira a integrar o seleto grupo de concluintes do percurso, sendo apenas a terceira mulher do país a realizar o feito. A primeira foi Dailza Damas Ribeiro, em 1995 e, mais recentemente, Alessandra Cima, em 2019. 

"Estou muito animada, não vejo a hora de cair na água. Vale destacar que a natação no rio é um pouquinho diferente da natação em mar aberto. A densidade da água doce torna a flutuação mais difícil. Para alguns, a transparência da água também interfere bastante.Eu, por exemplo, lido bem com a água mais turva, mas outros podem passar mal ou ficarem mais tensos pela dificuldade de enxergar. Tem momentos em que estarei a favor da corrente, outros contra e isso pode ser crucial para a conclusão do desafio" explica a nadadora, que no ano passado se tornou a primeira mulher do Espírito Santo a concluir o Canal da Mancha e em 2026 pretende assegurar o título da Tríplice com a conclusão do Canal da Catalina, na costa oeste dos Estados Unidos.

Thaís, aliás, já concluiu algumas provas de longa distância curiosas, como a Morocco Swim Trek, travessia no formato de rally com 33 quilômetros divididos em 4 dias de prova pelo Saara Ocidental, os 20k do Swim Challenge Portugal, que vai de Lisboa até Cascais, e o Desafio do Lago Bodensee, um percurso de 35k passando por 3 países (Alemanha, Suíça e Áustria). No Brasil, é tetracampeã da 14 Bis, a mais tradicional ultramaratona aquática do país (24k), e é a atual recordista da Ultramaratona Aquática da Ilha do Mel (23k). 

Thaís Sant`Ana conta com o suporte da Cia Athlética de Campinas e de uma equipe multidisciplinar composta pelos profissionais: Fernanda Machado da @byswimming, a psicóloga Carol Penteado, a nutricionista Gessica Jara e a médica do esporte Dra Francielly Telles. A nadadora também é apoiada e patrocinada por Swim Haus.


Mais informações e agendamento de entrevistas

Andressa Rufino - MTB 76646

Tel/WhatsApp: (11) 99619-0366 / rufino.assessoria@gmail.com 


Leia também...
17.08.2025

Thaís Sant`Ana se torna a primeira mulher capixaba - e apenas a terceira do País - a concluir a Travessia em um dos maiores centros financeiro e turístico do mundo.

15.08.2025

Será neste sábado, dia 16/08, das 12h às 18h, com inscrições gratuitas.

28.07.2025

Passeio Ciclístico Pedala Green reuniu centenas de ciclistas por grandes causas.

23.07.2025

Evento será no domingo, no Parque da Cultura. Inscrições seguem abertas.