Capa

Quasar Lontra vence EMA Remake 10 anos depois da primeira edição

Prova comemorativa reservou muitas emoções, surpresas e desafios aos participantes

04.08.2008  |  142 visualizações
Ilhabela (SP), 04/08/08 – Depois de 24h25min a Quasar Lontra foi a primeira equipe a cruzar a linha de chegada do EMA Remake 2008, prova comemorativa de 10 anos de corrida de aventura no Brasil. Na comparação com a edição de 1998, os primeiros a chegar completaram o mesmo percurso em 39 horas, uma diferença de praticamente 15 horas, que confirma a evolução do esporte nesta década de existência. A segunda colocação ficou com a Econsenso, com 26h. O terceiro lugar foi para Oskalunga Sundown, que completaram em 30h.

A disputa do EMA Remake 2008 reservou muitas emoções, surpresas e desafios aos participantes. Na largada, na sexta-feira, no Mirante do Remédio, em Paraibuna, a presença inestimável de Alexandre Freitas, que trouxe a corrida de aventura ao Brasil, emocionou a todos. Nomes fortes do esporte, como Cris Carvalho e Pedro Morgante que estiveram na primeira edição em 1998 também foram motivo para comoção. Sérgio Zolino, organizador do evento, também competiu há 10 anos e idealizou a edição comemorativa nos mesmos moldes da corrida original, mantendo percurso e quantidade de PCs.

A equipe paulista Quasar Lontra ficou com o título do EMA Remake. E Rafael Campos, um dos integrantes do time vencedor, ganhou um grande presente de aniversário. O atleta completou 32 anos neste domingo e para comemorar, nada melhor do que festejar em grande estilo no lugar mais alto do pódio. Na companhia de Erasmo Cardoso, o Xikito, e Sabrina Gobbo, a Quasar cruzou o pórtico de chegada com a felicidade e o cansaço estampados nos rosto. Mas estavam bastante satisfeitos com o resultado e também com as duas horas de vantagem sobre a segunda colocada.

“O percurso foi longo e bem desgastante. Exigiu muito esforço físico e bastante técnica de todos. Eu não participei da primeira edição, pois comecei a competir um ano depois. Sofremos muito, abrimos certa vantagem e diminuímos o tempo com relação à primeira equipe de 1998. Mas claro que a experiência dos organizadores, dos atletas, a evolução das técnicas, das roupas e principalmente dos equipamentos permitiu crescimento e evolução do esporte e tudo isso foi fundamental nesta conquista”, analisou o aniversariante e capitão da Quasar Lontra, Rafael Campos.

Quase duas horas depois, a segunda equipe cruzou o pórtico de chegada na praia do Perequê em Ilhabela. A Econsenso/Núcleo Aventura fez o percurso de 215 km em 26h. Em terceiro ficou a equipe brasiliense Oskalunga, com o tempo de 30h.

Às 20h, quando começou o briefing da terceira etapa do Adventure Camp, apenas cerca de dez equipes, que estavam na disputa do EMA, tinham cruzado a linha de chegada. As equipes foram chegando ao longo da madrugada, e também durante o domingo, prova de que os 215 km de Paraibuna a Ilhabela, realmente exigiram muito dos atletas.

Três primeiros do EMA Remake
1) Quasar Lontra, 24h25min
2) Ecosenso/ Núcleo Aventura, 26h
3) Oskalunga Sundown, 30h

Selva NSK Kailash conquista o título da3ª etapa do Adventure Camp 2008

Na manhã deste domingo, dia 3, a equipe paulista Selva NSK Kailash conquistou o título da terceira etapa do Adventure Camp 2008, ao completar o percurso de 40 km em torno da ilha em 2h52min. Com o resultado, a Selva embolou o campeonato, que terá na última etapa uma disputa muito acirrada pela vitória da temporada 2008. Em segundo ficou a Tribus, com 2h57min e completando o pódio a Camamu We Bike, com 3h04min.

Mais uma vez, a chuva foi fator surpresa que contribuiu para dar mais emoção ao Adventure Camp. As 62 equipes não esperavam que São Pedro mandasse água, afinal durante todo o sábado, ainda quando acontecia a disputa do EMA Remake, o tempo estava claro e o céu sem nuvens, o sol também apareceu. Tudo isso fez todos acreditarem que o domingo seria igual. Mas cumprindo o “trato” que organizador Sérgio Zolino diz ter com deuses da chuva, não deu outra, a chuva começou a cair na madrugada e permaneceu durante a manhã.

Às 8h30, no momento da largada, a chuva e o vento estavam forte, com isso, o primeiro desafio, a canoagem, ficou com mais adrenalina por conta do mar agitado. Os atletas saíram da praia do Perequê rumo à praia do Sino. De lá enfrentaram as dificuldades do trekking, com bastante navegação em um trecho de muita subida pela trilha Sobe Sobe. As equipes passaram pela Cachoeira da Friagem, novamente pela praia do Sino, foram até a praia do Pacuíba, passando pelo mirante do Canal e retornaram, já com a bike, para a chegada no Perequê.

Had, um dos integrantes da equipe vencedora, um dos mais animados ao cruzar a linha de chagada, destacou a alegria de ganhar. “Faz sete anos que estou competindo, e eu queria muito ganhar essa prova. Ver o pessoal do EMA me animou ainda mais. Estou feliz pelo ótimo resultado”, comemorou.

O atleta ainda falou um pouco da estratégia da equipe. “Foi uma prova rápida e no trecho do trekking, nossa especialidade, conseguimos nos aproximar mais da Tribus, que liderava. Conseguimos ultrapassá-los e começamos a abrir uma diferença. Na bike passamos a administrar. Muita adrenalina e um visual sensacional durante todo o percurso. Foi ótimo”, completou Had.

Suiane, da equipe Tribus, que ficou em segundo lugar, também analisou os desafios da terceira etapa. “Apesar de ser uma etapa curta e rápida, tivemos algumas dificuldades. Na descida do trekking perdemos um PC e alguns minutos preciosos, com isso a Selva conseguiu encostar e logo nos passaram, tivemos que manter um bom ritmo e alta velocidade para manter a segunda colocação, que também é um bom resultado”, declarou.

A classificação da 3ª etapa ficou assim:

1) Selva NSK Kailash, 2h52min
2) Tribus, 2h57min
3) Camamu We Bike, 3h04min
4) Fast Life, 3h06min
5) Aventure-se Unimed 3h07min

Mais informações no site oficial: www.adventurecamp.com.br

Consultoria de Comunicação do Adventure Camp 2008:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324 / Beatriz Karoline de
Paula – Mtb 42905
Fones: (11) 7720-5109/8266-6086 - Nextel - ID 55*1*35679
E-mails: mbragacom@mbragacom.com.br /mbragacom@globo.com PK-BR0508
Leia também...
18.07.2025

O treinamento será das 12h às 18h.

11.07.2025

Evento será nos dias 26 e 27 de julho.

30.06.2025

Evento será nos dias 26 e 27 de julho. Inscrições começam na quarta (2).

20.06.2025

Evento será no dia 26, no Auditório Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Inscrições gratuitas estão abertas.