Capa

Yescom

VIII Copa da República: o melhor do ciclismo nacional em Brasília

Disputa fecha o calendário nacional em 2009 e acontecerá no domingo, na Esplanada dos Ministérios

18.12.2009  |  59 visualizações
São Paulo (SP), 18/12/09 - Com a presença dos melhores ciclistas e equipes do país na atualidade, será disputada neste domingo, dia 20, a VIII Copa da República de Ciclismo, uma das mais importantes competições do calendário nacional e que marca o encerramento da temporada 2009 da modalidade. Prova da classe, classe 1.12.1, válida pelo ranking nacional da CBC na temporada de 2009, a elite masculino terá 40 quilômetros, cerca de 12 voltas no circuito de baixa declividade, enquanto a feminina terá oito voltas. A Rede Globo de Televisão mostrará a elite masculina ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.

A programação oficial começa neste sábado, dia 19, com a entrega de kits das 13h às 19h, no Aracoara Hotel, SHN Quadra 5 bloco C.; já o Congresso Técnico será no mesmo local, a partir das 19h30.

Na Copa da República todos os participantes são convidados. No masculino, a disputa será por equipes, com no mínimo quatro e no máximo seis competidores. Participarão 16 equipes, sendo as 13 melhores do ranking e mais três convidadas dos organizadores. Serão premiados os cinco melhores no individual, a equipe campeã e prêmios por Metas Volantes. No feminino participarão as 20 ciclistas mais bem colocadas no ranking nacional. Haverá premiação para as cinco mais bem colocadas e por meta volante.

Uma prova rápida e que acaba sendo decidida nos detalhes. Assim é a Copa da República de Ciclismo. Em 2009, dando sequência à filosofia de revezamento de sua sede, a competição será realizada em Brasília, palco de quatro edições. Com percurso curto, de cerca de 4 km, e muito rápido, o local não permite fazer prognósticos, pois a melhor estratégia acaba sendo definida na hora.

Em 2008, no Rio de Janeiro, Roberto Pinho da Silva, da equipe Fapi/Funvic/JKS, de Pindamonhangaba (SP), e Janildes Fernandes, do Clube Fernandes, de Goiânia, venceram a Copa da República. Roberto completou as 14 voltas no circuito montado no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, com o tempo de 48min57seg799, enquanto Janildes fez a sete voltas em 30min34seg671, garantindo o bicampeonato.

Equipes
As 13 mais bem colocadas no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) estão garantidas. São elas, pela ordem, São Lucas Saúde/UAC, de Americana (SP); Scott/Marcondes César, de São José dos Campos (SP); Fapi Funvic/JKS, de Pindamonhangaba (SP); Cesc/Sundown/N Caixa/Calyso, de São Caetano do Sul (SP); Padaria Real/Céu Azul/Cannondale, de Sorocaba (SP); GRCE Memorial/Pref. Santos/Giant/N Caixa, de Santos (SP); Altolim/Assis/Amea, de Assis (SP); São Francisco Clínicas/Ribeirão Preto/N Caixa, de Ribeirão Preto (SP); Suzano/UniSantana/GTK, de Suzano (SP);São Sebastião/ACSS, Big Bike, de São Sebastião (SP); CCPL, de Macapá (AP); Peels Capacetes/N Caixa/CME, de Iracemápolis (SP); e Trek/Gallic/ Dádiva/Levorin/N Caixa, de Guarulhos (SP). Serão três times convidados: Seleção de Brasília, Clube Fernandes de Ciclismo e Equipe Norte/Nordeste. O quarto time ainda não foi definido.

Já no feminino, aberto as melhores do ranking nacional e convidadas, 21 ciclistas já asseguraram a participação. O destaque vai para a presença de 11 das 15 primeiras do país, entre elas a atual campeã, Janildes Fernandes, de Goiânia (GO). Luciene Ferreira da Silva e Natália Santana Lima, ambas da Scott/Marcondes César/SJ Campos, respectivamente segunda e terceira colocadas no ranking, e Camila Coelho Ferreira, do GRCE Memorial/Pref. Santos/ Giant/N Caixa, quarta colocada, são atrações da disputa no dia 20.

A bicampeã Janildes Fernandes está animada com a oitava edição. "Como atual campeã da prova, a responsabilidade é maior. Sei que será difícil, mas vou em busca do tri, pois estou bem preparada e acredito no meu potencial. Gosto da disputa pois se encaixa perfeitamente nas minhas características", explica a atleta, atual campeã brasileira de 2009.

Campeões
2002 - Rio de Janeiro - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2003 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2004 - Brasília (DF) - Renato Ruiz e Janildes Fernandes
2005 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Uênia Fernandes
2007 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro
2007 - Belo Horizonte (MG) - Nilceu Aparecido Santos e Márcia Fernandes (BH)
2008 - Rio de Janeiro - Roberto Pinho da Silva e Janildes Fernandes

A VIII Copa da República de Ciclismo tem patrocínio de Caixa, Oi, Wizard e Sedex, com apoio especial do GDF. A realização e organização da Rede Globo e Yescom, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Metropolitana de Ciclismo (FMC).

Mais informações no site www.copadarepublicadeciclismo.com.br

Consultoria de Comunicação da VIII Copa da República de Ciclismo:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324
Fones: (11) 7720-5109/8266-6086 - Nextel - ID 55*1*35679
E-mails: mbragacom@globo.com / mbragacom@mbragacom.com.br

Leia também...
10.04.2025

Prova oficial da cidade de São Paulo agitou a cidade.

06.04.2025

Ederson Vilela Pereira e Eulália dos Santos foram os melhores brasileiros na disputa, ambos na quarta posição.

04.04.2025

As largadas começarão a partir das 5h45.

03.04.2025

A programação de debates terá início às 10h, no PACUBRA.