Bicicross Americas 2010 é atração do esporte nacional no final de semana
Disputa promete emoção de sobra
(Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)
Competição será a atração do final de semana
(Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)
Pódio feminino
(Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)
Pódio masculino em 2009
(Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)
Competição será no Conjunto Monte Alegre, com pilotos de seis países
19.02.2010
|
150 visualizações
São Paulo (SP), 19/02/10 - O melhor do bicicross no Continente Americano será a atração do final de semana em Paulínia (SP). Com a participação do melhores pilotos do país e destaques de outros cinco países, será disputada o Bicicross Americas 2010, competição que colocou o Brasil no roteiro das grandes feras da modalidade. A pista montada no Conjunto Monte Alegre receberá cerca de 110 atletas do Brasil, Estados Unidos, Venezuela, Equador, Chile e Argentina, que mostrarão toda sua técnica a partir das tomadas de tempo, marcadas para este sábado, a partir das 12h30. No domingo (21), a partir das 9h30, acontecerá a grande final, com transmissão ao vivo para todo o país pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.
O Bicicross Americas chega à sua quinta edição já consolidado no calendário nacional. O evento, criado pela Yescom e com o apoio da Rede Globo, é o mais significativo da modalidade, sendo mostrado em todo o território nacional e também no exterior. Essa visibilidade tem sido fundamental para o desenvolvimento do esporte, bem como tem atraído patrocinadores para atletas e competições. Outro ponto forte é a presença de pilotos de renome do exterior, garantindo o intercâmbio e o elevado nível técnico. Vale lembrar, que há um equilíbrio na briga pelo topo do pódio masculino, com duas vitórias nacionais e duas de estrangeiros: Daniel Jorge, em 2006, e Deivlin Balthazar, em 2007, foram os ganhadores brasileiros, enquanto o argentino Ramiro Marino levou a melhor em 2008 e 2009.
Um dos grandes nomes do bicicross mundial, Ramiro fechou a temporada 2008/2009 como líder do ranking sul-americano da União Ciclística Internacional (UCI). Em seu currículo vitorioso estão os títulos de campeão mundial (01, 02 e 03), latino em 2006 e bronze no mundial Junior no mesmo ano. Nos Jogos Olímpicos de Pequim (07), terminou em 20º lugar. Na temporada 2009, ele continuou brilhando: foi campeão pan-americano, bronze no Mundial da Austrália, segundo no ranking da UCI, campeão argentino e indicado para o título de melhor ciclista do ano em seu país.
Os demais destaques internacionais são Jonathan Suares, da Venezuela, campeão mundial de 2007 e detentor de nada menos que seis títulos pan-americanos e sul-americanos. No ranking de 2008/2009 da UCI ficou em quinto lugar. Já José Escudero, do Equador, campeão nacional, campeão latino-americano de ciclismo de montanha, vencedor do Pan-Americano de 4X e finalista do ranking de BMX. No ranking da UCI de 2009/2010, Escudero aparece na décima colocação.
O norte-americano Travis Dillon Ohrazda tem se destacado em diversas competições da Associação Americana de BMX (ABA). Em 2008 ele foi o sexto do ranking nacional na categoria Pro A. No mundial de Taiwan, no mesmo ano, terminou na sexta-colocação na categoria Junior. Outro convidado internacional confirmado é o jovem chileno Ignácio Emília Cruz Ormeño. Ele também soma vários títulos em seu currículo, com destaque para o primeiro lugar no Torneio Internacional de San Bernardo (16 anos), no Pré Latino-Americano e, Americana (Brasil). Além disso, foi quarto no Pré Pan- Americano de Pasto (Colômbia), semifinalista no Pan-Americano, e a semifinalista no Mundial de Adelaide (Austrália) e vice no Latino-Americano, entre outros.
Um dos grandes nomes do Brasil é Deivlin Baltazar. Aos 30 anos, 18 deles dedicados ao esporte, Deivlin é um dos grandes nomes do bicicross nacional. Em 2009 ele sagrou-se campeão paulista e latino-americano. No Brasileiro, uma queda na final do evento acabou com a chance de estar no mundial. "Mas foi um ano muito bom, onde consegui bons resultados, como o terceiro lugar no Pré Latino-Americano e o título do latino. Por isso, comecei a temporada em segundo no ranking da UCI. Para 2010, a meta é participar de todas as disputas internacionais", afirma o piloto, natural de Americana, em São Paulo, e que ocupa a quarta colocação do ranking nacional.
Os principais nomes do ranking brasileiro confirmaram presença. Também são destaques do país na disputa são Edson de Carvalho Jr., Ebert Silva e Gustavo Chiara, respectivamente os três melhores do ranking nacional, Renato Rezende, vice-campeão da prova de 2009 e quarto do ranking juvenil brasileiro, entre outras tantas feras que prometem brilhar em Paulínia neste final de semana.
Feminino
Contando com pilotos das categorias Elite, Juvenil e 15/16 anos, o torneio feminino também promete ser equilibrado. Os destaques ficam por conta de Priscila Abasto, segunda colocada no ranking brasileiro, e Thaise Lanusa da Souza, quarta colocada. Outra atração é nada menos que a atual campeã, Mayara Perez, de Sorocaba, líder do ranking juvenil, que volta a Paulínia para tentar o bicampeonato. Squel Stein, Naiara da Silva e Maria Tereza Muller, respectivamente segunda, terceira e quarta colocadas no ranking juvenil brasileiro, também estão confirmadas para a prova. Priscila Carnaval, segunda do país na categoria 15/16 anos, e Dayane Inhoatto, terceira na classificação final de 2009, complementam a relação de participantes da prova feminina.
O sistema de disputa está assim: masculino 55 pilotos serão selecionados no sábado e se juntarão aos quatro mais bem colocados no Brasil de 2009 e aos pilotos do exterior convidados na prova principal de domingo. Estes farão baterias eliminatórias, passando para a fase seguinte os dois melhores tempos, até a definição da bateria final. No feminino não haverá tomada de tempo, pois as baterias serão eliminatórias até a classificação de oito pilotos para as finais.
A programação oficial é a seguinte: 19/02 Sexta-feira, das 13h às 16h30, entrega de kit e placas de identificação; das 13h às 16h30, treino livre; 20/02 - Sábado, das 8h às 11h30, treinos livres; das 12h30 às 12h55, assinatura de súmula e entrega de chip; partir das 13h, tomada de tempos para seleção de 55 pilotos; Congresso Técnico após o término da tomada de tempo; 21/02 - Domingo, das 7h30 às 8h40, treino livre para pilotos da prova principal, assinatura de súmula e entrega de chip; 09h20, início das baterias da prova principal.
O Bicicross Americas 2010 tem organização e realização da Rede Globo e Yescom, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). O patrocínio é de Caixa, Wizard, Oi e Sedex, com apoio especial de Prefeitura Municipal de Paulínia e Secretaria de Esportes e Recreação e apoio de, Montevérgine, Centauro e HCor.
Mais informações no site oficial: www.yescom.com.br
Consultoria de Comunicação do Bicicross Américas 2010:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324
Fones: (11) 8266-6086/7720-5109 - Nextel - ID 55*1*35679
E-mails: mbragacom@globo.com/mbragacom@mbragacom.com.br
Site: www.mbragacom.com.br PK-BR0508