Capa

Karen Borges vem fazendo a diferença no atletismo paulista

Técnica da base do EC Pinheiros, ela já colhe frutos

08.04.2025  |  225 visualizações

 

São Paulo (SP) - O atletismo paulista é referência no país. Graças ao trabalho de clubes, associações, gestores, técnicos e atletas, com o suporte da Federação Paulista de Atletismo, os representantes do estado têm brilhado em competições nacionais e internacionais, contribuindo para a força da modalidade. Nesse processo, destacam-se os trabalhos realizados com a base, fundamental para garantir a ampliação de revelações e a contínua renovação do esporte.


Um desses exemplos é a treinadora Karen Borges, ex-atleta de alto rendimento no salto com vara, que se destaca na base do Esporte Clube Pinheiros desde 2013. Ela começou sua jornada com apenas cinco alunos e transformou rapidamente o cenário do atletismo infantil e juvenil no clube, expandindo o número de atletas para mais de 100.


"Eu comecei com uma técnica anterior e, no primeiro ano, conseguimos aumentar para 30 alunos. Com o meu jeito de ensinar e conhecendo as pessoas na escolinha de esportes, o grupo foi crescendo boca a boca", conta Karen. No ano seguinte, o número saltou para 50 e, atualmente, ela atende mais de 100 alunos, incluindo aqueles em diferentes níveis de habilidade.


Karen lidera um grupo competitivo que inclui atletas em várias categorias, como sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20. Entre seus talentos está Raquel Kunreuther, que compete nos 1500 metros e começou a treinar com Karen no ano passado, já participando de competições sul-americanas e garantindo índice para o Troféu Brasil de Atletismo nos 1500 metros.


"Eu tento mostrar a eles o amor que tenho pelo atletismo. Muitos conseguem seguir carreira, enquanto outros apenas vivenciam e aprendem sobre o esporte", explica Karen, destacando a importância do desenvolvimento pessoal e esportivo que oferece.


O trabalho de Karen tem dado frutos. Recentemente, seus atletas participaram da primeira competição do ano, o Circuito Performance de Atletismo, em Campinas, e mostraram resultados impressionantes. Raquel e Fernanda Angeiras, outra atleta em destaque, alcançaram marcas próximas aos índices para competições importantes.


Fernanda, aliás, foi uma das atrações do torneio, ficando em segundo na sua prova e marcando 12.23 nos 100 metros rasos, sua melhor marca da carreira e índice do Troféu Brasil, o que deixou Karen emocionada. "É gratificante ver o progresso deles. Eu saí da competição até emocionada", diz.


A tradição do Pinheiros no atletismo é um fator importante na atração de novos atletas, mas Karen também menciona que, no início, foi necessário "garimpar" novos talentos. "Os atletas vão gostando do meu jeito de ensinar, e o trabalho leve que desenvolvo faz com que eles tragam amigos", conta.


Ela ressalta que muitos dos alunos mais novos se inspiram nos atletas mais experientes do clube, que atuam como referência e motivação. "Hoje, meu grupo competitivo serve como exemplo para os menores, que desejam estar no lugar deles", afirma.

Com um enfoque pedagógico e um ambiente acolhedor, Karen Borges continua a moldar o futuro do atletismo no Pinheiros, cultivando não apenas atletas, mas também uma verdadeira comunidade apaixonada pelo esporte.

 

 

Mais informações em www.atletismopaulista.com.br.

 

 

Consultoria de Comunicação da FPA:

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324

Fone: (11) 98266-6086

E-mails: braga@mbragacom.com.br / imprensa@atletismopaulista.com.br

Leia também...
16.04.2025

Nesta quarta-feira, o secretário de esportes da cidade esteve na sede da Federação Paulista de Atletismo.

15.04.2025

Entidade vem tendo um papel relevante na regulamentação de provas

07.04.2025

Aos 16 anos, Pyetro Souza é da ADC São Bernardo do Campo e quer chegar às Olimpíadas.

04.04.2025

Fábio de Jesus Correia vai em busca de uma vaga no Sul-Americano de Corrida de Rua no Rio de Janeiro.