Capa

Yescom

Ecorrida de Revezamento 30K agita Brasília com 3 mil participantes

Prova teve equipes com no mínimo dois e no máximo seis atletas

19.09.2010  |  107 visualizações
Brasília (DF), 19/09/10 - O tempo seco e quente da manhã deste domingo, dia 19, não foi suficiente para desmotivar a atuação dos atletas na terceira etapa do circuito Ecorrida de Revezamento 30k, em Brasília. Regados a muita água mineral e frutas frescas, cerca de três mil participantes organizados em aproximadamente 500 equipes se revezaram numa das mais novas competições do calendário nacional de corrida de rua. O circuito montado na Esplanada dos Ministérios, um dos pontos turísticos da Capital Federal, confirmou o crescimento da prática esportiva no Planalto Central.

No torneio masculino-misto, a dobradinha das equipes 215 (campeã) e 220 (vice-campeã), ambas da Montevérgine, chamou a atenção do público presente pela agilidade e velocidade de seus competidores. Com o tempo de 1h40m, Lindenberg Gomes, "o voador", natural de Natal (RN) e o paraense Rosivaldo Moreira, deixaram para trás seus concorrentes e sagraram-se campeões da etapa. Os dois lideraram a competição do começo ao fim. Apenas os dois formaram o revezamento campeão e se alternaram no percurso, cada um completando 15 KM.

"Foi uma vitória muito importante porque é a minha primeira vez em Brasília", declarou o paraense, que reclamou do tempo seco e reforçou o desgaste físico trazido pelo forte calor da Capital Federal. Rosivaldo disse ainda que permanecerá treinando em Brasília até o fim do mês e pretende disputar outras corridas até voltar para "o sertão", como chama sua cidade-natal, Bragança, no Pará. Finalizando a corrida a favor da sua equipe, Lindenberg Gomes estava eufórico.

Cercado de jornalistas e fotógrafos, o corredor potiguar declarou-se o mais velho atleta de corrida de rua em atividade no país, e confirmou sua boa fase. "Tenho 47 anos e cada dia que passa tenho mais gás e vontade de vencer. Se depender de mim, ainda correrei muitos anos e vencerei muitas vezes", concluiu o participante que elogiou seu companheiro de grupo, enaltecendo sua velocidade e leveza. A equipe recebeu troféus e medalhas e subiram ao pódio para delírio do público presente.

No feminino, a disputa foi mais acirrada. Com o tempo de 2h03m, a equipe do Gran Cursos levou o primeiro lugar da corrida, mas veio seguido de perto da equipe Lora Free Corner, que chegou em segundo, minutos depois. Contando com mais quatro integrantes em sua equipe, a corredora que fechou o revezamento, Maria Sandra Pereira Silva, 38 anos, agradeceu ao público e as suas companheiras. "O clima muito seco atrapalhou demais nossa performance, seria mais tranquilo se a corrida tivesse acontecido a noite. Sem contar com o vento contra, que atrapalha nosso rendimento", desabafou a maranhense, de Caxias, radicada em Brasília.

Corrida com caráter ecológico empolga participantes

O perfil ecológico da Ecorrida agradou o público presente pelo apelo ambiental e também pelo seu senso de conscientização geral. "As pessoas participam pela qualidade de vida e pelo exercício, mas também aproveitam e propagam o intuito maior da corrida, que é o Meio Ambiente", destacou a corredora e advogada Maria Nalva de Medeiros, 42 anos. Um dos diferenciais da competição foi sua preocupação com o meio ambiente. Isso esteve presente em todo o evento. O kit do atleta produzido com material 100% reciclável e entregue sem a utilização de embalagens plásticas, programa de reciclagem de resíduos e infraestrutura reutilizável e inscrição e manual online, evitou o desperdício de papel e sobras de matérias no decorrer do evento.

Outra atração foi a inclusão social que a corrida proporciona. Corredores com deficiências físicas e visuais não se fizeram de rogados e foram para a pista. "Não temos vergonha de sermos como somos, estamos aqui e competimos", declarou Álvaro Costa, deficiente visual residente em Taguatinga, DF.

Flexibilidade e preparação física deram o tom da Ecorrida

A quantidade de participantes também atraiu um grande público para esta corrida. Cada equipe pôde ser formada de acordo com a capacidade de seus integrantes. Para aqueles que estavam em melhor forma e quiseram utilizar o evento como preparação, a opção em dupla permitiu que cada atleta corresse 15 quilômetros, como foi o caso da equipe campeã no masculino. Vale ressaltar que neste caso e naqueles com menos de seis integrantes o revezamento foi sempre obrigatório, ou seja, as três voltas não poderiam ser seguidas.

Já para quem quis um desafio menor, a opção foi a participação em sextetos. Com isso, os atletas tiveram pela frente uma volta no percurso de cinco quilômetros montado em frente à Esplanada dos Ministérios. A partir disso, os grupos puderam ser montados com amigos de escola, do trabalho, da academia.

A Ecorrida 30K Etapa Brasília contou com a organização e realização da Yescom Entretenimentos, com supervisão da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Distrito Federal. O patrocínio é da Caixa, com patrocínio especial da Fisk. O evento teve apoio da Gatorade, Café 3 Corações, Centauro, Montevérgine e TAM Viagens.

Mais informações no site oficial, www.ecorrida.com.br  

Consultoria de Comunicação da Ecorrida de Revezamento 30K:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 8266-6086/77205109 - Nextel - ID 1*35679
E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br 
Leia também...
10.09.2025

Prova temática será no Campo de Marte. Entrega de kist será nos dias 11 e 12.

08.09.2025

Veículos de comunicação têm até o dia 24/09 para solicitar o credenciamento de seus profissionais.

05.09.2025

Head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil, Gisele Pavin, destaca cuidados essenciais para garantir energia e desempenho na prova entre Vitória de Vila Velha e em outras competições de rua

01.09.2025

Tetracampeão da tradicional prova do Espírito Santo, que chega à 34ª edição no dia 28 de setembro, o ex-atleta acompanha os passos do filho no atletismo