Tiro Esportivo fecha participação nos 5o Jogos Mundiais Militares com saldo positivo
Tiro Pistola 25m
(Humberto Souza)
Tiro Carabina feminino
(Humberto Souza)
Tiro de Fuzil
(Humberto Souza)
Apoio da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) tem garantido destaque e quebra de recordes na modalidade
23.07.2011
|
125 visualizações
Rio de Janeiro (RJ), 23/07/11 - A garoa fina que caiu durante a manhã deste sábado (23) na capital fluminense não impediu o público de prestigiar os atletas brasileiros do Tiro Esportivo, no último dia de competição dos 5◦ Jogos Mundiais Militares. No total foram realizadas quatro provas no Complexo Olímpico de Deodoro no formato individual, sendo Pistola Tiro Rápido Militar Masculino 25m, Pistola Fuzil Rápido Militar Masculino 300m e Carabina 3 Posições Feminino 50m e Tiro Rápido Feminino 25m. Vale lembrar que o Brasil obteve três medalhas na disputa, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Na Pistola Tiro Rápido Militar Masculino 25m, a delegação brasileira foi representada pelos atiradores Major Emerson Duarte, Major José Carlos Iengo e o Tenente Coronel Julio Almeida. Na disputa pelo pódio com mais 45 atletas, o Major Duarte somou 587 pontos em doze séries de cinco tiros em 10, 8 e 6 segundos e ficou com o quarto lugar.
"Em uma competição de alto nível como os Jogos Militares, o atirador precisa fazer o máximo para não errar. Fiz uma série ruim, porém pontuar acima de 580 é muito bom para o atleta", desabafou o Major Duarte. Com 582 pontos, o Major Iengo terminou em 14◦ e com 579 pontos o Tenente Coronel Almeida ficou na 24◦ colocação. China conquistou o ouro e a Turquia a medalha de prata e de bronze.
No Fuzil Rápido Militar 300m masculino, os atletas da equipe do Coronel Mason não conseguiram subir no pódio, mas voltam aos seus postos com três quebras de recorde da Forças Armadas do Brasil. "Em nível brasileiro a classificação dos atiradores foi muito boa. Batemos três recordes em quatro provas durante os Jogos Militares. Isso graças à preparação e suporte da CBC", destacou o 1◦ Tenente Bruno Heck, que bateu o recorde mundial na prova de Fuzil Standard 3 posições.
Na prova deste sábado, com 565 pontos, o Major Rocco Rosito, ficou na 8◦ colocação; Já o Major Harrison Santos, somou 542 e terminou em 28◦. Na 32◦ posição, o 1◦ Tenente Bruno Heck somou 536 pontos em 2h15minutos de prova.
Pesando cerca de 6kg, a carabina exige força física e controle emocional da atleta. Na Carabina 3 Posições Feminino 50m, a 1◦ Tenente Cristina Mello, da FAB, somou 567 pontos e terminou na 38◦ colocação. Realizada em 2h15min, a prova consistiu em 60 tiros, dividida em 20 tiros nas posições deitado, pé e joelho. A Croácia ficou a medalha de ouro, Alemanha com a de prata e a Itália com o bronze.
Para finalizar, as competições de Tiro Esportivo nos V Jogos Mundiais Militares, a Major Ana Luiza Ferrão e a 1◦ Tenente Cibele Martins disputaram com mais 44 atletas o pódio na prova de Pistola de Tiro Rápido Militar 25m. Imprimindo bom ritmo nas primeiras baterias, as atletas perderam posições e terminaram a prova na 9◦ e 22◦ posição, respectivamente. A Coréia do Norte ficou com a medalha de ouro, após a atleta da França ser desclassificada por erro na regulagem da arma. A prata foi para a China e a de bronze para a Polônia.
A Seleção Brasileira Militar de Tiro conta com o patrocínio da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), que apostou nos atletas visando o crescimento do esporte. Assim, recebem todo suporte necessário para os treinamentos e as competições.
Consultoria de Comunicação Esportiva da CBC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324 e Mariana Sales - Mtb 53.242
Fones: (11) 8266-6086/8931-8977 (21) 7563-4511- E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br