Pindamonhangaba (SP) - O Projeto Vôlei Mania, que tem por objetivo assistir crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social, proporcionando valores de cidadania, conta agora com um núcleo no Vale do Paraíba, mais precisamente na cidade de Pindamonhangaba. O lançamento do projeto aconteceu na última sexta-feira, dia 12, em um grande evento no Ginásio de Esportes Juca Moreira, em Pinda, com a presença de autoridades, atletas de vôlei e os personagens da Turma da Mônica.
O processo teve início com vinda no começo do ano da equipe Sub 21 Masculino que disputa o Campeonato Paulista da categoria, e agora o projeto inicia suas atividades na cidade atendendo até 600 crianças em três bairros: Feital, Campinas e Araretama. Elas terão acesso a temas variados, como práticas esportivas, educação financeira, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), além de aulas de empreendedorismo para os adolescentes, possibilitando transformar a vida e a visão destes jovens.
O Projeto Vôlei Mania tem o apoio institucional exclusivo do Instituto Maurício de Sousa, e faz parte do Instituto Brasil do Bem, presidido pelo empreendedor social Carlos Wizard. Em Pinda, conta com o apoio da Prefeitura pela SEMELP – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba.
“Esse projeto é mais uma oportunidade de esporte gratuito para as nossas crianças, podendo atender novos bairros não só com as aulas mas com toda a transformação que o esporte proporciona, e com essa parceria incrível com o Instituto Maurício de Sousa”, destaca o secretário de Esporte e Lazer da cidade, Everton Chinaqui.
História
A ideia inicial do Projeto Vôlei Mania nasceu nos anos 1990, na cidade de Suzano, na região do Alto Tietê, com o renomado técnico de voleibol João Marcondes. Na época, aconteceram diversos cases de sucesso, com destaque para o Vôlei Encontro, que reuniu cerca de 5 mil crianças e teve mais de 120 redes colocados em um quilômetro de avenida na própria cidade de Suzano. A ação foi um sucesso e teve uma repercussão nacional, o que contribuiu ainda mais para que a cidade e região fossem conhecidos.
A partir de 2013, o técnico João deixou as quadras e idealizou um projeto social mais abrangente, que foi prontamente abraçado por nada menos que o Instituto Maurício de Sousa, o pai da Turma da Mônica. Desde de 2016, o projeto tem crescido a cada ano, atingindo outras cidades da região com seus diferentes núcleos e transformando a vidas de várias a crianças e adolescentes a partir de seus eixos: Esporte, Educação Meio-Ambiente e Saúde.
Em 2022, o Projeto Vôlei Mania passou a integrar o Instituto Brasil do Bem, que tem como coordenadores o gestor do Projeto Vôlei Mania, João Marcondes, Kátia Martins e Fernanda Fernandes.
O Projeto Vôlei Mania integra o Instituto Brasil do Bem e conta com o apoio institucional do Instituto Maurício de Sousa, tem o apoio do Grupo Electra, Hospital São Miguel, GTex Brasil, Necton, Shopping Pátio Pinda, Óticas Diniz, Instituto Serginho 10, Unifunvic, Gerdau, Moreira Cesar Recicla Urca, Speed Treinamentos, São Miguel Saúde, Baby Soft, SEMELP – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pindamonhagaba e Essential Fisio Reabilitação.
Consultoria de Comunicação do Projeto Vôlei Mania:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fone: (11) 98266-6086/E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br
Chile, Estados Unidos e Brasil participam do evento a partir do dia 16. A final será no dia 18, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Evento será no dia 18 de maio, em Atibaia.
Cerca de 1500 atletas participaram da prova, que se consolidou como uma das mais prestigiadas do calendário da modalidade
Evento ocorreu nesta terça-feira