São Paulo (SP) - Fim de semana é motivo de animação para todos que gostam de bike. Isso porque o Projeto Pedal Sampa, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em parceria com a Associação Brasileira de Ciclomobilidade (ABC), estará mais uma vez agitando a cidade oferecendo empréstimo totalmente gratuito das “magrelas”, serviço de oficina rápida e passeios ciclísticos para todos que amam pedalar na maior cidade da América Latina. E, no dia 25 de fevereiro, está programado mais uma passei ciclístico, mobilizando praticantes de todas as idades.
Desde agosto do ano passado e até o final de fevereiro de 2024, em todos os domingos e feriados, as ativações acontecem em pontos espalhados pelas diversas regiões da cidade, proporcionando a oportunidade de desenvolver atividades e ações voltadas ao esporte educacional, visando a inclusão social das crianças, jovens e idosos, e ao mesmo tempo didático, recreativo, cultural e inclusivo com a prática de pedalar, curtindo a cidade de maneira divertida e ecológica
Cada local há 120 bicicletas disponibilizadas, incluindo a reposição, se necessária, nos modelos MTB em aros 29, 26 e 20; e modelos “balance” infantil e triciclo infantil. As bicicletas são utilizadas apenas na ciclofaixa, ciclovia ou parque e contarão com empréstimo tendo a duração de uma hora, podendo ser renovado caso não haja fila de espera. Idosos, crianças e pessoas com mobilidades reduzidas terão prioridades, com uma quantidade de bicicletas reservadas, que será estabelecida conforme a procura no local.
Já as oficinas de reparos rápidos, contam com instrutor e auxiliar qualificados, oferecendo e ensinando reparos simples e de emergência, como calibragem de pneus, regulagem de câmbio e freio, ajustes nas bicicletas, além de dicas dos componentes da mesma e de como pedalar com segurança.
A participação é totalmente gratuita. Para empréstimo das bikes ou utilização da oficina, não será necessária a prévia inscrição. Basta comparecer em cada um dos locais com documento original e com foto, válido em território nacional, onde serão solicitados dados pessoais, tais como RG, CPF, meios de contatos, aceite ao termo de responsabilidade e deixar o documento enquanto utiliza a bicicleta.
As ações do Pedal Sampa são realizadas nos Centro Esportivos e Parques em todas as regiões da cidade. Os locais são os seguintes:
Zona Leste:
Centro Esportivo Tiquatira | CEE Luiz Martinez
Avenida Governador Carvalho Pinto, 2 – Tiquatira
Parque do Carmo
Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Zona Oeste:
Praça Elis Regina
R. Pereira do Lago, 100 - Vila Gomes / SP
Parque Raposo Tavares
Rua Telmo Coelho Filho, 200 - Jardim Olympia
Zona Norte:
Centro Esportivo Jd. São Paulo | CEE Alfredo Ignácio Trindade
Rua Viri, 425 – Jardim São Paulo
Parque do Trote
Avenida Nadir Dias Figueiredo
Zona Sul:
Parque Praia do Sol
Avenida Atlântica, 3100 – Capela do Socorro
Parque do Cordeiro
Rua Breves, 968
Centro:
Rua Vergueiro
Em frente ao nº 2850, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana do Metrô
Para mais informações, acesse o site oficial do programa: www.pedalsampa.com.br
Informações para Imprensa:
MBraga Comunicação Marcelo Eduardo Braga | MTB: 18324
E-mail: imprensa@pedalsampa.com.br
Telefone: + 55 [11] 98266-6086
Prova será no Parque Bruno Covas
Evento será na sede do Sebrae São Paulo
Programação será na capital e interior
Equipe brasileira conta com dois atletas federados pelo estado