Pirassununga (SP) - A edição Super Tucano do BLUE Long Distance Triathlon foi a atração no último domingo na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, interior de São Paulo. A competição foi válida como seletiva para o Mundial de Longa Distância de 2025, programado para a Espanha, e contou com a presença de centenas de atletas. Nem mesmo o tempo incerto, com chuva em vários momentos, não tiraram a animação dos competidores em todas as categorias da disputa.
A programação na AFA, um dos locais mais icônicos da modalidade, começou com a categoria Triatlo Sprint, primeiro com o alto rendimento, vindo em seguida as categorias de idade, no sistema rolling start.
Na disputa do alto rendimento, o triatleta olímpico Manoel Messias venceu com o tempo de 1h03min19, enquanto a sua companheira de equipe no SESI, Maria Luiza Simão, venceu no feminino com 01h16min41. Já nas categorias de idade, os primeiros a cruzar a linha de chegada foram Henrique Domingues (01h11min37) e Natalia Rabello (01h23min29).
Na prova longa, com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21, 1 km de corrida, sem a presença de atletas de alto rendimento, os melhores foram Rafael Turtera (04h08min37) e Tatiana Figueira (05h00min49), que também conquistaram a premiação especial de Melhor Ciclismo. Para os federados por São Paulo, a prova também foi válida como segunda e última etapa do Campeonato Paulista de Triathlon Longo.
“Oito anos atrás eu largava na minha primeira prova nessa distância, em Pirassununga. Oito anos depois eu voltei e venci minha primeira prova de triatlo. Se isso não for resiliência e disciplina, eu não sei o que é. Esse é o meu mantra”, disse Rafael.
Tatiana, por sua vez, destacou a dedicação ao esporte. “São anos de dedicação nesse esporte pelo qual sou apaixonada. Hoje consegui ter um pouco do prazer do sentimento de valer a pena e de estar no caminho certo”, comentou.
Fabio Carvalho, que venceu a edição de abril, representou mais uma vez as Lendas do Triathlon, desta vez com uma prova marcada pela resiliência. “Eu tinha todos os motivos para abandonar, desde a natação não me sentido muito bem. Segui tentando meu melhor, mas na corrida só piorou. Aproveitei para realmente me divertir e incentivar os outros atletas. Parabéns à organização, que mesmo com a chuva, entregou um evento impecável”.
Destaques olímpicos
A etapa contou com vários nomes de destaque da modalidade. Além da participação de Manoel Messias no Sprint, Luisa Baptista, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, também esteve prestigiando o evento, acompanhando os atletas do SESI e inspirando a todos. Ela falou sobre a sua vitória no BLUE Long Distance de 2023.
“É um prazer estar aqui. A minha prova no ano passado foi fenomenal, a estrutura foi muito bacana. Com certeza eu quero voltar. Estar acompanhando o pessoal do SESI aqui é algo que está me motivando muito para retornar ao esporte um dia. Espero estar nas próximas edições, e quem sabe como atleta. Mas sem dúvida estar do lado de fora me ensina muito e eu estou aproveitando esse momento para aprender também”, afirmou.
No sábado (19), o evento ainda teve a corrida infantil BLUEKIDS, para crianças de 2 a 12 anos, o que deixou o fim de semana com um clima ainda mais familiar. Os resultados completos estão disponíveis no site https://tubig.com.br/resultados/.
O BLUE Long Distance é uma realização do Triathlon São Paulo (Federação Paulista de Triathlon), com produção da TUBIG SPORTS e parceria da Academia da Força Aérea, My Safe Sport, Max Recovery, Shimano, WE ON Nutrition, SOU Atleta e Enxaqueca Digital.
Consultoria de Comunicação do TriathlonSP:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mt8 18324
Fone: (11) 98266-6086 – E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br
Largada será a partir das 8h30, no Espaço Garage 55
Várias atividades gratuitas estão programadas até domingo
Programação será no Espaço Garage 55, na Mooca
Largada e chegada serão na Praça do Patriarca.