Capa

Paulista de Atletismo Master: atleta de 90 anos bate recorde no lançamento do disco

Yemiko Okai foi um dos destaques da manhã deste sábado no COTP. A competição termina neste domingo.

12.07.2025  |  150 visualizações

 

São Paulo (SP) – Qual é a idade ideal para começar a prática de um esporte? Numa pesquisa rápida, muitos certamente dirão que quanto mais jovem, melhor. No entanto, essa teoria cai por terra quando falamos dos atletas masters. Neste sábado, durante a disputa do 57º Campeonato Paulista de Atletismo da categoria, na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na capital paulista, Yemiko Okai, de 90 anos, mostrou isso e não só venceu a prova do lançamento do disco como também quebrou os recordes brasileiro, paulista e do campeonato com a marca de 11,05 metros.

Natural de Mirandópolis, no interior de São Paulo, ela começou a praticar aos 60 anos. “Gosto de competir e isso sempre me motivou a seguir”, explicou a campeã. Ao longo destes 30 anos, Yemiko participou de diversas provas nacionais, conquistando vários títulos regionais, estaduais e internacionais, incluindo uma participação em um mundial. “Terminei em quinto, porque não consegui treinar muito”, ressaltou a atleta da equipe Anasp Veteranos, atual campeã do torneio.

A história de Yemiko é apenas uma entre várias no segmento master, que reúne desde nomes consagrados da história da modalidade até amadores que descobriram o esporte mais tarde. São casos de superação e amor ao esporte que não se intimidam com a idade. Cada um, no seu ritmo, dando o máximo para superar seus próprios desafios.

Os eventos para atletas acima de 30 anos crescem a cada ano, e o próprio Paulista confirma isso ao reunir uma média de 500 competidores a cada edição. Mais do que isso, mostra que o desempenho não se limita apenas aos mais jovens e que a competição em cada faixa etária serve como um incentivo extra na busca pelos melhores resultados.

Resultados expressivos

A primeira etapa de provas do Campeonato Paulista de Atletismo Master teve vários resultados expressivos na pista do COTP. Nos 800 m rasos, Ana Luiza Garcez, a "Animal", da CMC/AAARP, venceu com 2:55.92, novo recorde sul-americano, brasileiro, paulista e do campeonato (60 a 64 anos); nos 100 m rasos, Kimico Tomita, da Campeões da Vida SBC, fez 36.31, recorde do campeonato (90 a 92 anos); e nos 10.000 m rasos, Hosana Pereira, da Campeões da Vida SBC, fez 48:25.22 e bateu o recorde do campeonato (60 a 64 anos).

O Campeonato Paulista de Atletismo Master é uma realização da Associação Atlética Veteranos de São Paulo (AAVSP), com parceria estrutural e supervisão técnica da FPA.

 

A programação completa está disponível pelo link https://drive.google.com/file/d/14XEVgannhV_ahGspercfqec3AmNEADmv/view.

Mais informações no site https://aavsp.blogspot.com/2025/04/paulista-master-2025.html.

 

Consultoria de Comunicação da FPA:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fone: (11) 98266-6086 / E-mail: braga@mbragacom.com.br / imprensa@atletismopaulista.com.br

 

Leia também...
11.07.2025

Competição será no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - COTP, com entrada franca.

07.07.2025

Evento ocorreu neste sábado

30.06.2025

Atleta faleceu nesta segunda, aos 93 anos.

29.06.2025

O clube da capital venceu tanto no feminino quanto no masculino. Na disputa da 1ª Divisão, o primeiro lugar ficou com o Time Jundiaí.